A Melhor Forma de Aprender é Ensinando!



Quem é professor sabe bem disso: Explicar para outro o assunto estudado, sempre reforça e fixa o próprio aprendizado. Ou seja, se estudou algo e conseguiu repassar para outra pessoa, de forma que ela entenda a explicação, é sinal que não decorou o assunto para fazer uma prova, mas aprendeu para a vida.

Esta dica, também é válida para os sermões que ouvimos na igreja.  É comum esquecermos tudo no dia seguinte, quando não assimilamos bem a Palavra, não revisamos o texto pregado e não comentamos/repassamos, para outra pessoa, a reflexão da pregação.

Por isso, a recomendação é: Reforce o seu aprendizado, refletindo no texto de uma pregação da Palavra e repasse seu conhecimento para um terceiro (esposa, filho, parente, amigo, colega de trabalho, conhecido no ônibus). Além de fixar o assunto pregado, o texto base estudado e a reflexão aplicada, estará evangelizando e dando a oportunidade para o outro ter conhecimento sobre assuntos que alimentam e fortalecem o espírito.

Além do mais, a Palavra será fixada com rapidez em seu espírito e alma, facilitando o processo de colocá-la em prática. Afinal, como colocar em prática o que não foi bem assimilado, revisado e aprendido? E de que se terá proveito, se não produzir frutos?

Graça e Paz de Cristo!