Cientistas brasileiros produzem biodiesel da borra de café



Pesquisa feita pela USP (Universidade de São Paulo) demonstrou que é possível produzir biodiesel a partir do óleo essencial extraído da borra de café. A elaboração desse combustível foi comprovada em escala laboratorial.
Realizada pela professora de química Denise Moreira dos Santos, a pesquisa foi feita Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da USP. Segundo o estudo, a produção desse biodiesel é recomendável para pequenas comunidades, com o objetivo de abastecer tratores e máquinas agrícolas.
A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 ml de óleo, o que geraria cerca de 12 ml de biodiesel. No Brasil são consumidas aproximadamente 18 milhões de sacas de 60 kg de café, num total de 1,08 milhões de toneladas, o que irá gerar uma quantidade considerável de resíduos.
Produção do combustível
As características dos ácidos graxos do óleo essencial do café são semelhantes aos da soja, embora estejam presentes em menor quantidade. Todo o experimento para obtenção de biodiesel foi realizado em escala laboratorial. O objetivo da pesquisa é mostrar aos alunos que é possível aproveitar um resíduo que é descartado no ambiente para a produção de energia.
fonte; R7.

Comentários