NÃO SEJAMOS PEDRA DE TROPEÇO

No Pão Diário de hoje, gostaria de alertar aos amigos e irmãos, sobre a astúcia do inimigo de nossas almas, pois ele é perito em enganar, trapacear e distorcer a verdade. E ele faz isso deliberadamente usando, principalmente, pessoas que conhecemos, gostamos e são bem próximas: familiares, amigos, irmãos na fé e colegas de trabalho. Ele é a serpente (astuto), também citado nas Escrituras como aquele que só vem roubar, matar e destruir (cf. João 10:10). 

“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8).

Muitas vezes, pessoas são vítimas de palavras, gestos e ações que, mal interpretadas na cabeça e mentes usadas diabolicamente, destrói a reputação de qualquer indivíduo.

O inimigo não está preocupado, nem interessado em contar a verdade, mas em fazer confusão na mente das pessoas. Algumas delas, nem percebem que estão sendo usadas. Outras, gostam do que fazem, sentem prazer em regar e adubar o mal.

“Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus” (1 Coríntios 10:32).

O inimigo faz a via de mão dupla: Quando não consegue distorcer uma palavra na boca de alguém, ele consegue distorcer a interpretação da palavra no ouvido e no pensamento do outro. Basta um “cochicho” entre um grupo de pessoas, para que o inimigo lance a seta e, alguém que esteja passando na hora, entenda que o “cochicho” era contra ele.

“Pois o ouvido prova as palavras como a língua prova o alimento. Tratemos de discernir juntos o que é certo e de aprender o que é bom” (Jó 34:3-4).

Por isso, todo cuidado é pouco para não sermos “pedra de tropeço” na vida de ninguém, nem deixar ninguém ser “pedra de tropeço” em nossas vidas. 

É necessário estarmos alertas e não emprestarmos nossa língua, nem ouvidos, para o inimigo usá-los em favor de contendas, fuxico e mal entendidos.

“Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não pôr pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão” (Romanos 14:13).

Por outro lado, não podemos ser “não me toque”. Não podemos achar que qualquer coisa que uma pessoa falou ou deixou de falar era pra nos atingir. Muitas vezes, o inimigo usa a palavra daquela pessoa que você gosta ou a tem como referência, distorce aquela palavra para você tropeçar.

A Bíblia recomenda que devemos ser luz para não tropeçar, nem servir de pedra de tropeço pra ninguém.

Por isso temos que vigiar e não deixar a tentação que, muitas vezes se esconde em nosso coração, se aflore contra “A” ou contra “B”. Pelo contrário, repreenda, em nome de Jesus, e ore por essa pessoa.

"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na Lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos” (Malaquias 2:7).

Deu vontade de falar da vida de alguém, fale da vida de jesus! 

Não seja portador de má notícia, seja portador de boas novas, pra falar benção.


Meditemos nisso!