projeto pretende transformar uma ponte comum num gerador de electricidade, usando energia do vento e do sol


Habitualmente, as pontes servem para fazer a ligação entre duas margens. Futuramente, as pontes podem vir a ter outra utilidade, para além dessa.
Isto porque, três designers italianos criaram um projeto que pretende transformar uma ponte comum num gerador de electricidade, usando apenas a energia do vento e do sol. As mentes que pensaram nesta ideia pertencem a Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino, que ficaram em segundo lugar, num concurso para a construção da ponte ideal que ligasse Bagnara Calabra e Scilla, em Itália.
Foi batizado de Solar Wind e o seu conceito  parece fazer muito sentido, uma vez que por norma, as pontes  estão expostas a radiação solar intensa e ventos fortes.
Com este projeto, seria aproveitada tanto a energia solar como a eólica. O pavimento da estrada teria integrado na sua constituição uma rede de células solares revestidas com plástico transparente e resistente, que poderia fornecer cerca de 11.2 GWh por ano. Por sua vez, entre os pilares da ponte estariam colocadas turbinas eólicas, que poderiam gerar cerca de 36 GWh, o que é suficiente para alimentar aproximadamente 15 mil casas.

Além das estradas “solares”, o topo da superfície da ponte também incluiria um passeio público verde composto por estufas solares para produção agrícola. Os condutores poderiam parar na ponte para comprar frutas e vegetais frescos enquanto apreciam a vista panorâmica.
Podemos afirmar que  estamos perante uma proposta futurista, inovadora, muito arrojada e altamente provocadora.

Comentários