Governo capacita servidores de municípios paraibanos para identificação civil
De
acordo com o diretor do Instituto, Humberto Pontes, o curso é o primeiro
ministrado este ano e as aulas são resultado de um acordo de cooperação firmado
entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) e 180
prefeituras da Paraíba. “Desde 2011, estamos realizando esse tipo de ação, a
fim de qualificar os servidores das cidades que são responsáveis pela coleta de
documentos e impressões digitais de cidadãos de seus municípios e repasse para
o IPC”, explicou.
“Para
que exerça essa atividade, o servidor deve estar qualificado, pois se trata da
confecção de um documento. Na prática, os identificadores recebem a
documentação necessária para a expedição do RG, colhem as impressões digitais,
assinatura e foto, e repassam para o Instituto, que ratifica o processo e emite
a identidade. Essas pessoas são agentes do IPC nas cidades”, detalhou Israel
Aureliano, gerente de Identificação Civil e Criminal do órgão.
Para
o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, é importante que os
entes, municípios e Estado, tenham a mesma linguagem, ainda mais em relação a
um trabalho sensível como a produção de documentos de identificação. “A Paraíba
coloca em prática uma gestão pública decente, com parcerias que aproximam os
órgãos operativos de Segurança Pública dos cidadãos”, completou.
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