TUDO É ESPIRITUAL

Tudo que a acontece à nossa volta, por menor que seja, tem influência do reino espiritual. Que se acredite ou não, o mundo espiritual, tanto do bem, quanto do mal, é algo tão poderoso que afeta todo o mundo natural. A Bíblia diz: 

“pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12).

A maioria das pessoas não tem consciência da atividade espiritual que ocorre ao nosso redor o tempo todo. A falta de sabedoria, de discernimento espiritual, oriundas da falta de comunhão com Deus, os impede de conseguir visualizar esse mundo espiritual, e as coisas que dele provém. Daí, muitos acham que uma coisa ou outra dando errado em sua vida é natural, é normal.

Muitos não dão a devida importância e esquecem de alimentar seu espírito, de buscar intimidade com Deus, de pedir sabedoria e discernimento espiritual. A sabedoria que vem do alto, de Deus, o discernimento que vem do alto, de Deus.

Discernimento espiritual = É a habilidade conferida por Deus ao cristão regenerado para distinguir o real do aparente, a verdade da mentira; é um dom que, através do Espírito Santo, tem relação com a Palavra de Deus, proporcionando direção segura para aqueles que O buscam.

Cabe a nós fazermos a leitura diária e buscarmos entendimento da Palavra. Vivermos em constante oração, ligados com Deus, para termos sabedoria e discernimento. Entendermos o que Deus quer falar conosco. E mais ainda, termos condições espirituais de distinguir o que é de Deus e o que não é.

“Para se discernir os espíritos, as faculdades humanas são insuficientes; é indispensável a capacitação do Espírito. O discernimento de espíritos independe das operações intelectuais; depende única e exclusivamente da iluminação divina” (Dicionário Teológico CPAD)

Para não nos alongarmos muito nesta reflexão, podemos citar dois acontecimentos bíblicos em que o discernimento espiritual foi colocado em prática:

Pedro reconheceu que Simão era dominado por um espírito maligno (At 8:18-23).

Jesus sabia quando Satanás era a causa das enfermidades (Lc 4:33-35; Jo 5:14).

O dom de discernir os espíritos permite uma breve visão desta dimensão invisível, nos dando poder para julgar qual espírito está sendo usado, pois a Bíblia adverte:

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos, se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora” (1 Jo 4:1).

Quem busca a Deus e pede por sabedoria e discernimento, Deus concede em abundância e, assim, evita que seja vítima do logro espiritual.

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5).

“Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (1 Coríntios 2:12-14)

Nosso Deus é grande e tremendo! Se aproxime dEle! Sinta Ele! Fique atento ao que Ele te orienta a fazer, que você vai se sair bem. 

Se não estivermos atentos, continuaremos a passar por lutas, por desertos, por provações, sem entender que tudo é espiritual, e qual lição Deus quer que aprendamos para nosso crescimento.

Fazer a leitura da Bíblia com frequência e colocar em prática os ensinos nela registrados, no leva a entender o quanto que Deus fala conosco o tempo todo. Basta um pouquinho de atenção às mensagens que Deus tem pra nós, que muitos dos problemas que nos cercam serão evitados.

Meditemos nisso!