Aluno da escola estadual faz 900 pontos na redação do Enem

O estudante Alysson Nascimento dos Santos, de 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Úrsula Lianza (Epul), de João Pessoa, foi destaque na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante alcançou 900 pontos na redação, uma das melhores notas na Paraíba, além de quase 700 pontos nas disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

“Agora é partir para a faculdade, se Deus quiser”, disse Alysson, que atingiu pela segunda vez 900 pontos na prova de redação do Enem, que tem mil como nota máxima e, agora, vê o sonho de cursar Engenha Química próximo de se tornar realidade.

O estudante ainda conseguiu notas acima de 600 em outras matérias da prova, mas apesar da grande pontuação, Alysson Nascimento confessou que estudar e praticar redação foi mais uma obrigação em busca da aprovação do que uma vontade própria.”Considero uma das falhas do Enem ter que estudar aquilo que não tem muito haver com a área que você deseja escolher, como no meu caso a engenharia química. Por isto, mesmo não tendo muito afinidade com a redação, tive que aprender para ser aprovado”, confessou ele.

Para os candidatos que desejam obter uma boa nota na redação do exame nacional, Alysson elencou dois pontos que considera crucial. No primeiro, Alysson explicou que a pessoa que não escreve nem pratica tem menos possibilidades de fazer uma boa nota. “Só se aprende na prática, sendo assim, quem não pratica, não aprende”, contou. Ele, por exemplo, escrevia uma média de dois textos de diferentes tipos, durante o período de uma semana.

No segundo ponto, o estudante recomendou que os candidatos do exame nacional pratiquem o máximo possível a leitura. Ele acredita que ler seja necessário para aumentar o vocabulário na hora da prova.

No entanto, mesmo tendo se preparado bastante, Alysson disse que não esperava ter de escrever uma dissertação sobre o tema abordado na prova, que foi a publicidade infantil. Apesar disto, segundo ele, uma leitura constante tanto na escola como na vida fez a diferença. "Primeiro é importante saber as regras básicas de redação, depois desenvolver a dissertação com base nos textos de apoio. Afinal, estamos lá para isso”, disse Alysson.

O apoio da escola onde estuda foi considerado por ele como outro fator fundamental para a conquista da nota. De acordo com Alysson, os projetos da escola que incentivam a leitura e desenvolvem a escrita foram importantes para o sucesso na redação.