NUNCA ENVIE NUDES: SETE RAZÕES

08/02/2017por: JOHN PIPER
Entrevista com John Piper

Episódio número 1000 hoje. Deveria ser um pouco fora de regra, e será. Hoje lidamos com um fenômeno surpreendentemente comum, tornado super conveniente pela tecnologia do smartphone. Claro que estamos falando sobre o envio de selfies nus. Isso faz parte de uma conversa crescente em nossa cultura. Eu me encontrei recentemente com a diretora assistente de uma grande escola pública de ensino médio aqui dos bairros de Minneapolis, para falar sobre smartphones e adolescentes. Ela me disse isto, eu escrevi: "No último ano, fiquei chocada com o número de meninos – crianças que você nunca suspeitaria – que tinham fotos nuas em seus telefones, fotos privadas enviadas entre eles e namorados ou namoradas. No meu trabalho eu preciso checar vários telefones celulares, e quando me deparo com essas fotos, fico simplesmente atordoada. Para mim, quando se trata de estudantes do ensino médio e seus smartphones, essa é a tendência mais estarrecedora que eu vejo agora."

Isso é parte de um fenômeno muito maior, especialmente entre os jovens do sexo masculino, que enviam imagens de si mesmos nus para as meninas, de uma maneira absurda – uma nova e perturbadora prática bem documentada pela jornalista Nancy Jo Sales em seu elucidativo livro: American Girls: Social Media and the Secret Lives of Teenagers [tradução livre: Garotas Americanas: Mídias Sociais e as Vidas Secretas das Adolescentes]. É um livro perturbador, também, e um alerta para despertar qualquer pai com uma filha que tem um smartphone.

Eu digo tudo isso para introduzir a pergunta de hoje, que nos vem de uma ouvinte de 20 anos chamada Lily. Ela escreve: "Caro Pastor John, estou atualmente em um relacionamento amoroso a longa distância com um cristão. Ultimamente, ele pediu que eu enviasse fotos nuas minhas, e me senti obrigada a fazê-lo. Agora me arrependo dessa decisão. O que o senhor diria aos jovens, cristãos solteiros, que são tentados a cometer esse mesmo erro?"

Eu creio ter uma boa autoridade bíblica para dizer em nome de Deus a cada um de seus filhos, homens e mulheres, nunca peça para ver alguém nu exceto seu cônjuge e nunca ofereça para mostrar a si mesmo nu por motivos eróticos ou sexuais – diferente de razões médicas – exceto para o seu cônjuge. E quero dizer: não o faça em pessoa e não o faça por meio de fotos. E eu lhe darei sete razões pelas quais eu creio ter autoridade de Deus ao dizer isso. E espero que nenhum de vocês me ouvindo/lendo venha ou jamais volte a fazê-lo.

1. Quando Deus criou o homem e a mulher, é dito em Gênesis 2:25, "O homem e sua esposa estavam ambos nus e não se envergonharam." Essa existência livre de culpa e vergonha terminou quando Adão e Eva pecaram e sua primeira experiência depois daquele pecado foi culpa e remorso e vergonha. E assim, em Gênesis 3:7 é dito: "Os olhos de ambos foram abertos, e eles sabiam que estavam nus. E coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais." Então Deus teve misericórdia deles em Gênesis 3:21. É dito: "O Senhor Deus fez para Adão e para sua esposa túnicas de peles, e os vestiu".
O plano de Deus para trazer à tona essa vergonha é a relação sagrada do casamento, bem como é o casamento a reversão de numerosos elementos da maldição. A liberdade que estamos a descobrir não está no palco: vamos tirar nossas roupas nos filmes e nos palcos. Não está em um clube de striptease. Não está na frente de namorados ou namoradas. Não está nas câmeras de nossos telefones. Ela se encontra no profundo respeito e amor e segurança de um relacionamento de aliança chamado casamento. É aí que as pessoas das aparências mais comuns podem estar livres da vergonha. Isso é o que o amor faz.

Fora dessa relação, Deus trata a nudez como uma das formas mais vívidas de juízo divino. Isaías 47:3 diz: "Sua nudez será exposta e sua vergonha será revelada. Eu me vingarei; não pouparei ninguém." Ou Lamentações 1:8, "Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles”; Ezequiel 16:37: “Por esse motivo vou ajuntar todos os seus amantes, com quem você encontrou tanto prazer, tanto os que você amou como aqueles que você odiou. Eu os ajuntarei contra você de todos os lados e a deixarei nua na frente deles, e eles verão toda a sua nudez." Em outras palavras, a nudez na aliança do casamento é uma coisa bela e emocionante para os filhos de Deus. Mas a nudez fora dessa relação é uma manifestação do julgamento divino, embora tenhamos sido ensinados como uma nação pela mídia, pela indústria cinematográfica e por certas estrelas notórias a considerar a nudez como uma forma de poder, distinção e fama. "Eles tem orgulho do que é vergonhoso", diz a Bíblia (Filipenses 3:19). Esse é o número um.

2. Segue-se dessa compreensão da nudez e dos modos de se vestir o que o apóstolo Paulo diria: "As mulheres devem se adornar com roupas respeitáveis, com modéstia e autocontrole... Com o que é apropriado para as mulheres que professam adorar a Deus" (1 Timóteo 2: 9-10). Agora, as três palavras – kosmio, respeitável; aidous, modéstia; Sóphrosunés, auto-controle – todas essas três palavras, curiosamente, têm a conotação de uso pensativo e sério da mente de uma mulher sobre como fazer sua roupa falar sobre sua piedade. Cada mulher deve fazer essa pergunta: Como o que visto e o que não visto tem falado sobre a minha piedade? A vestimenta não é uma questão de indiferença na economia de Deus. Ela fala sobre a visão de uma mulher (e de um homem) de Deus e seus próprios compromissos com Deus e alegria em Deus e sua liberdade das manobras manipuladoras dos homens para obter o que eles querem. Esse é o número dois.

3. Paulo supõe em 1 Coríntios 12:23-24 que tomamos especial cuidado em cobrir as partes mais íntimas de nosso corpo. Ele diz: "e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial". Isso faz parte do modo como Deus nos ajuda a vivermos com as consequências da queda neste mundo pecaminoso.

4. Paulo diz a Timóteo e, por implicação, a outros rapazes: “Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza." (1 Timóteo 5:1-2). Agora, o que isso significa? Trate as mulheres mais jovens como irmãs em toda a pureza. Isso significa que, até que um homem se case, ele deve deixar o tratamento adequado a sua irmã, sua irmã real, ditar a pureza de seu comportamento com sua namorada. Outra maneira de colocá-lo seria esta: Veja a tentação de pedir imagens nuas da mesma forma que você veria a tentação do incesto.

5. Se um homem pede a uma mulher solteira que lhe mostre seu corpo, por definição ele é indigno dela: indigno de sua confiança, de seu afeto e de sua aliança. O pedido que ele está fazendo, em si, deve ser suficiente para a mulher dispensá-lo. Eu falo sério. Foi exatamente o que eu quis dizer. Vamos lá, mulheres. Se qualquer mulher pensa que é normal esse comportamento cristão masculino, não é. É doentio. Isso significa que ele é ignorante quanto à piedade. Isso significa que quando ele se cansar de você antes ou depois do casamento, ele vai se sentir livre para pedir a outro alguém para tirar suas roupas. E se ele não pode obtê-lo em pessoa, ele vai obtê-lo a partir da Internet. E você terá dito a ele que está tudo bem, porque você cooperou antes do casamento, não apenas no casamento. Então, simplesmente entenda. Se ele pergunta, ele é indigno – ponto. Acabou.

6. Em Cânticos, no qual é exaltada a nudez entre um homem casado e sua mulher, é dito mais de uma vez: " Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: não despertem nem provoquem o amor enquanto ele não o quiser." (conforme 2:7, ver também 3:5, 8:4). Isso é exatamente o que as imagens sexualmente eróticas fazem, e que não devemos fazer. Elas despertam o desejo que não pode ser legalmente satisfeito, o que significa que eles levarão à masturbação ou à fornicação.
 Não sei o que se passa dentro da cabeça de uma mulher. Mas só posso pensar que é uma sensação deformada de sexualidade se uma mulher obtém prazer em ajudar um homem a agir como um menino de treze anos com sua masturbação. É esse o tipo de homem que ela quer?

7. E finalmente, o número sete, a razão menos importante. É a razão menos importante e pode ser a mais convincente. Tirar tais fotos é ter virtualmente a certeza de que irão a público mais cedo ou mais tarde, e você descobrirá o que Deus quis dizer com “trazer julgamento a você”.
Assim, com a autoridade de Deus, eu acho que posso dizer aos homens e mulheres: Não peça e não compartilhe tais imagens.

Autor: John Piper
Tradutor: Moacir Campos
Texto Original: Never Send Nude Selfies: SevenReasons