Como vencer alguns "espinhos" deste mundo

Observemos a parábola do semeador (marcos 4), contada por Jesus, especificamente sobre os versos abaixo:

3 - "Ouçam! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto lançava a semente...7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. 18 Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; 19 mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.”

Os espinhos deste mundo tomam nosso tempo e nossas forças, em razão de colocarmos as coisas espirituais como secundárias. Se não buscarmos primeiro as coisas do Reino (primícias), fica difícil! Isso é bíblico! (Mateus 6:33).

A verdade, é que o Senhor se agrada muito da atitude de quem cumpre os mandamentos, oferecendo a Ele a primícias em todas as áreas de sua vida! E, certamente, Ele abençoa quem assim procede, pois a Palavra assim garante.

Nessa linha, sabemos que uma das tribulações que o povo de Deus tem passado neste mundo é a financeira; na maioria das vezes, por priorizar os desejos em detrimento do que é pão (necessidade). Em função disso, deixamos de adorar a Deus com o nosso dízimo e ofertas; deixamos de adorar a Deus não ajudando ao próximo; deixamos de adorar a Deus não doando para missões evangelísticas; deixamos de adorar a Deus quando gastamos com nossos desejos individuais em detrimento da família; deixamos de adorar a Deus, e por ai vai.

O que não podemos esquecer é que quando colocamos as coisas de Deus como prioridade em nossas vidas, nos elevamos ao nível de desapego das coisas materiais. Não se trata de dizimar, ofertar ou doar para barganhar com Deus ou para obter reconhecimento ou status. É entender que o nosso provedor é Deus! É Ele quem cuida de nós e nos sustenta! É entender que somos seres espirituais e que tudo a nossa volta é espiritual. Se agirmos como seres carnais, viveremos em função de um mundo jaz do maligno (1 João 2:16).
 Não é amar, buscar e fazer as coisas para Deus nos abençoar. É amar, buscar, adorar porque Deus nos amou primeiro, porque Ele é bondoso, misericordioso e entendemos que Ele nos escolheu para louvor de Sua glória.

Ser desorganizado financeiramente e não fazer uso do dinheiro conforme a bíblia recomenda, deixa-nos vulneráveis fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Basta observar a vida daqueles que vivem em função do trabalho ou aqueles que vivem fazendo falcatruas ou, ainda, aqueles que ganharam em loterias. O dinheiro ganho por eles não traz paz. Os exemplos são muitos.

Quando entendemos que Deus é o nosso provedor, passamos a usar o dinheiro com sabedoria à luz da Palavra. Não ficamos perfeitos, mas tudo fica mais fácil, pois o Espírito Santo nos faz perceber rápido aonde erramos e mostra como podemos corrigir o erro a tempo de evitar um mal maior.

Assim, lanço a planilha abaixo como exemplo de como podemos controlar nossas finanças domésticas. Crédito Bruto, Crédito Líquido, prioridades, investimentos, poupança, lazer, etc. Cada tópico com percentual definido para gasto, de forma a evitar ultrapassar os limites estabelecidos. Não é uma coisa fácil! Exige disciplina, controle, domínio emocional, persistência e hábito. Com um controle financeiro, erramos menos e, errando, sabemos onde corrigir.


Cada um tem seu perfil de gasto doméstico mensal. Daí, é só fazer a adaptação nos percentuais de gastos para cada área, dentro da sua realidade. O importante é manter os gastos, de cada mês, dentro do orçamento e limites previstos.


Deus nos abençoe a todos!