"Casamento – Projeto de Deus para o Seu Reino"


Graça e Paz, amados!

Fazendo o papel de amigo, irmão em Cristo e “padrinho” - testemunha de casamento, que fui de uma amiga, busquei, diante de Deus, um discernimento para responder as indagações/inquietações que ela me fez.

Agora, compartilho com os amados, pois o Espírito Santo me trouxe esse desejo. Creio que, se assim Ele fez, é porque conhece o que cada casal está passando em sua vida íntima e o quanto precisa entender o texto que Ele me fez escrever. Que O Espírito Santo os ajude a discernir e que a Paz de Cristo seja com vocês. Compartilhe com casais amigos. Deus os abençoe.

Pelo que temos observado, muitos dos problemas conjugais já eram os mesmos de antes do casamento. O que não sabiam lidar antes, continuam sem saber lidar agora, e com o agravante de estarem casados, dividindo o dia a dia, debaixo do mesmo teto.

Tenho observado, também, que as pessoas fracassam no casamento porque a motivação e a crença que os levam a casar têm bases erradas: “casar pra ser feliz”; “casar pra sair de casa e não ter os pais como seus controladores”; “casar pra ter liberdade de transar”; “casar pra consertar o erro de ter transado antes do casamento”, “casar porque engravidou”; “casar pra agradar aos familiares e amigos”; “casar pra seguir a tradição familiar; “casar porque tá ficando velho(a)”; “casar por conta da religião”; “casar pra ter filhos”; “casar porque está apaixonado”, etc. Crença errada, práticas erradas, consequências ruins.

Precisamos entender que, casar não tem nada a ver com egocentrismo (satisfação do eu), buscando “resolver” um problema ou uma situação pessoal. Casar é praticar o amor ao nosso próximo (principal mandamento de Cristo). E, praticar o amor na vida a dois é uma decisão, não um sentimento.

Casamento é uma ALIANÇA, não um CONTRATO. Contrato, pra se sustentar, se faz necessário que as partes envolvidas cumpram as cláusulas ali estabelecidas. Na ALIANÇA, uma das partes segue com seu compromisso independentemente do outro cumprir a parte dele. Deus fez uma ALIANÇA conosco, através de Jesus Cristo e essa ALIANÇA jamais se quebrará, mesmo que nós falhemos na nossa parte, pois Cristo permanece firme na ALIANÇA dEle para conosco. Quando nos arrependemos de algo errado que fazemos, Deus nos perdoa por Cristo Jesus. Assim deve acontecer numa ALIANÇA DE CASAMENTO, perdoamos nosso cônjuge, assim como Cristo nos perdoa. É ai que seguimos no Reino de Deus, praticando o AMOR (praticando o perdão diário). Cristo nos perdoa tal qual nós perdoamos a quem nos ofende (esta é a oração do Pai Nosso, que Cristo ensinou). Se não perdoamos, não somos perdoados. Este é um princípio estabelecido, não tem como ser diferente disso (entendimento adquirido no Curso Aliança, Amor Incondicional, da UDF). Engana-se quem acha que tem o perdão de Cristo se não liberar perdão ao próximo. Além de buscar discernimento espiritual na “Oração do Pai Nosso”, para entender melhor esse princípio leia Mateus 18:21-25.

Casamento é coisa do céu (de Deus) não da Terra (de homens); Casar é entender o projeto de Deus e desejar participar desse projeto, unindo-se ao outro como sendo um só. Assim, em obediência aos mandamentos divinos, seguimos os propósitos designados por Deus para cada um de nós, fazendo parte do crescimento do Reino de Deus, que começa nesta Terra.

Sem entender isso, casais vivem batendo cabeça e o número de divórcio só aumenta. Muitos não entendem, porque não entendem o Evangelho de Cristo. Assim, tudo o que escrevi aqui é perdido: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. (Vide, 1 Coríntios 2:6-16). Diante do exposto, concluo que, só tem o Espírito de Deus, quem entendeu o Evangelho da Salvação (Amor, Graça e Perdão) e aceita esse Evangelho, tendo a Cristo como Senhor e Salvador.

Tem que continuar orando, pedindo perdão a Deus, pelos erros, buscando orientação e força ao Espírito Santo, para que o entendimento venha e sigam em obediência ao Mestre Maior, Cristo Jesus. Senão, vão ficar batendo cabeça e sofrendo. É uma questão de entendimento e decisão individual e do casal.

Deus nos concede força, proteção, discernimento, mas ninguém vai ser abençoando se não estiver disposto a ceder e obedecer o que Cristo ensinou, principalmente no que se refere ao AMOR e ao PERDÃO. É mais uma questão de sentar, orar, discernir e decidir se vão passar o resto da vida em desarmonia, visto que divórcio não é a solução. O tempo tá passando e, se olhar pra trás, vão descobrir que só perderam tempo buscando, cada um em seu vazio, ser o dono da razão. Como dizia meu saudoso e amado Pr. Leonardo Aquino: “Melhor ter Paz do que razão”. Entenda que o inimigo é outro, não é o cônjuge.

Divórcio não é a solução. Vejo que tem muito deuses entre os casais (deuses da desobediência, do egoísmo, da contenda, da IDOLATRIA, etc.). Está faltando, aos casais, buscar, louvar, adorar, exaltar e seguir o caminho do Único Deus que nos garante vitória nas batalhas deste mundo. Deixar de buscar felicidade em coisas e pessoas. Quando um não quer, dois não brigam.

Decida fazer parte do Reino de Deus. Seguir no Caminho de Paz, Benção e prosperidade espiritual, jamais no caminho de guerra, maldição e egoísmo carnal. Observe o que Deus ordenou para o Povo de Israel: “...coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.” (Vide, Deuteronômio 30:11-20). Ore, busque discernimento espiritual, aplique o mesmo princípio na vida do casal, e verá que, mesmo diante dos problemas deste mundo e dos nossos, como seres imperfeitos, somos abençoados e mais que vencedores, em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.