Quarto de Guerra: A Oração e a Fé em Deus é uma Arma Poderosa na Batalha Espiritual

O Senhor me inspirou e me inquietou a escrever e publicar este post, hoje, depois que recebi uma mensagem falando desse filme. Mensagem recebida de Manu, amiga e colega de trabalho que mora em Campina Grande. já assisti e recomendo para quem ainda não assistiu. Também encorajo você a fazer a leitura deste post até o final. Que O Espírito Santo te ilumine!

Nossas batalhas vencemos com oração! Jesus nos ensinou a orar, instruindo em palavras e ações! Ele, sendo Deus, se fez homem pra nos ensinar como proceder. 

Mesmo sofrendo as humilhações, chacotas e injustiças deste mundo, devemos nos manter firmes, porque é de Deus a Palavra final sobre todas as coisas. Quando praticamos os ensinos de Cristo, seguimos e servimos a Deus!

João 14:19-27 diz: “Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia, compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Disse então Judas (não o Iscariotes): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?" Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. "Tudo isso tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse. Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

Não é uma missão fácil, basta olhar o que o próprio Cristo passou! Nós temos que ir contra tudo neste mundo e nos esvaziar de nós mesmo! Jesus, assim o fez!

Na carta que o Apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses 2:5-11 diz: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Precisamo entender que o nosso “eu” é carregado de sentimentos e achismos, provenientes do homem caído (em pecado). Por isso, temos tendência natural a seguir os sentimentos da nossa carne. Nossos sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato, bem como nossa alma (coração e intelecto), ficaram comprometidos com o pecado. Por isso, temos tendência para o mal. Cobiçamos e desejamos as “coisas do mundo, não criadas por Deus, mas pelo maligno para nos entreter”. Só Cristo nos livra desse mal!

Pegamos o exemplo do Rei Davi que, mesmo sendo falho como qualquer um de nós (cf Salmo 51:5: "Sei que sou pecador desde que nasci; sim, desde que me concebeu minha mãe"), era alguém dedicado a obedecer a Deus (segundo o coração de Deus). (cf 1 Samuel 13:14 “...o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo...”).

Se faz necessário entender que, como todo ser humano é falho, não devemos colocar nossa fé em pessoas (oremos por elas). Também, só devemos olhar para aqueles que perseveram na doutrina e na fé, como inspiração para buscar mais de Deus, não como fonte de Fé e Salvação. Pois a nossa fonte Fé e Salvação não pode ser firmada em coisas ou pessoas, mas em Jesus Cristo! Em 1 Samuel 16:7 diz: “...O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". Contudo, Deus olha, conhece e se agrada do que se passa num coração contrito e arrependido (cf Salmo 51:17 “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás."). É a intenção do coração que conta! É certo que, pelos frutos conhecemos uma árvore boa ou má. Mas, o exterior não é tudo! Por isso, não devemos nos deixar ser enganados pelas aparências. Não devemos apoiar nossa Fé e nossa Salvação em pessoas. Só em Jesus!

Também, é importante entender que não é religião, nem igreja que nos faz melhor ou pior cristão. Quando congregamos numa igreja devemos fazer numa demonstração externa da mudança que aconteceu em nosso coração. Procuramos a igreja, pois o nosso coração transformado, não se contenta em participar de outros lugares ou andar com pessoas que nos leva a pecar deliberadamente. Daí, nos juntamos ao grupo que, mesmo falho e pecador, luta pra não viver na prática do pecado e se reúnem para buscar, cultuar e adorar ao Deus Único, Fiel e Verdadeiro.

Assim, quando vemos alguém falhando, em pecado, em desobediência à Palavra e aos ensinos de Cristo, principalmente alguém que convivemos, chegamos juntos para auxiliar e exortar, encorajando-o. Também, dobramos os joelhos e batalhamos em oração, pois a oração tem poder na vida daqueles que têm a Cristo como Senhor e Salvador e obedece Seus ensinos (cf. Tiago 5:16 "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz."). É questão de fé! Mas o resultado é surpreendentemente lindo e sem explicação do ponto de vista humano. É pura Graça!

A questão é que a alma humana (intelecto e coração), junto com a carne em pecado, não deseja se submeter a Deus. Por isso, temos tendência a viver sendo deus de nossa própria vida. Daí, batemos cabeça, sofremos e, embora se conquiste tudo neste mundo, como o rei Salomão conquistou, o vazio da alma ainda continua, pois esse vazio é do tamanho de Deus. Só Deus preenche esse vazio de uma forma que não entendemos. É pura Graça!

O reino natural é reflexo do que acontece, antes, no Reino Espiritual. Se tivermos ligados nas coisas naturais/carnais ou no reino espiritual que não seja o Reino de Deus, viveremos no engano. No máximo, teremos um espírito de engano nos fazendo acreditar em mágica, em magos, em teorias e deuses feitos por mãos humanas, controlando as ações no reino natural. Este é o problema! 

Com o nosso “livre arbítrio” prejudicado pelo o pecado, temos tendência a colocar nossa fé nas coisas da Terra ou do reino espiritual do engano (tendo o diabo como pai, porque ele é o pai da mentira). É nesse ponto que muitos se iludem e dão "graças a deus", diz que "deus tá no comando", "que são de deus", mas a forma e o estilo de vida que levam, revelam que o deus deles não é o Deus bíblico, se fosse, teriam a Bíblia com sua base de regra, fé e prática cristã. Por isso, devemos ter cuidado, pois falar em nome de Deus, sem ter comunhão com ele não o credencia como pessoa de Deus. Estes não produzem frutos e enganam a si mesmos. A bíblia fala em Mateus 7:21-23 "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

Jesus disse: "Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez. Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês". Protestaram eles: "Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus". Disse-lhes Jesus: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

A questão é que muitos preferem “fazer gestão” dos problemas e da fé, buscando as “coisas humanas”: livros de “autoajuda”, símbolos, amuletos, simpatias, falsos deuses, etc. Usam a Palavra de Deus(Bíblia) de forma distorcida e para seus próprios interesses, relativizando a Palavra.

A Bíblia fala de um Deus que Se revelou por meio das obras de Sua Criação (Céus e Terra) e por meio de Cristo Jesus, cuja vida e Ministério foram escritos na Sua Palavra (A Bíblia Sagrada). Livro histórico, profético e revelador, inspirado pelo Espírito Santo de Deus e escrito por cerca de quarenta pessoas diferentes, que viveram em tempos e épocas diferentes; reis, profetas, escribas e pescadores (testemunhas oculares dos feitos de Deus na Terra, entre eles, muitos nunca se viram); outros, viveram no tempo de Cristo, andando com Ele. Foram textos escritos em hebraico, grego e aramaico, cujos registros encontrados (quase seis mil cópias) revelam o mesmo Deus e Seu Plano para a Salvação da humanidade. E, todos os textos encontrados se complementam e confirmam a veracidade dos fatos acontecidos. Infelizmente, alguns questionam a Bíblia, mas consideram como verdadeiros os outros livros (Homero, Heródoto, Platão, Demóstenes, César, etc), com mais tempo entre os escritos e as cópias encontradas e com poucas cópias ou apenas uma cópia encontrada. Veja tabela abaixo:

Alguns dão mais crédito ao livro com teoria evolucionista, cujos argumentos e narrativas “científicas” não se sustentam em si mesmos.  Outros, creditam sua fé e salvação em livros escritos por um homem, adotados por algumas religiões e seitas como sendo seus livros inspiradores. E ainda tem os que pautam suas vidas em coisas e pessoas como se outro ser humano, falho e pecador, fosse capaz de ser seu “guru”, fonte de inspiração para alcançar a paz neste mundo.

Não menos importante, temos os que se intitulam "homens de Deus" e fiéis, que se declaram “cristãos”, mas usam a Palavra para seus próprios interesses pessoais e mesquinhos.

A verdade é que, quando pautamos nossa vida nos ensinos de Cristo, revelados na Sua Palavra (Bíblia) e a nossa fé no Deus Único, Fiel e Verdadeiro, entendemos e colocamos em prática, o que o Apóstolo Paulo escreveu na Carta aos Efésios 6:12 “pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” A oração é a arma recomendada pela Palavra de Deus, para vencermos as nossas batalhas diárias.

Concluindo, afirmo com base na Palavra e em minha experiência pessoal, que só Jesus, através do Espírito Santo, é quem traz luz e arrependimento ao homem pecador. Só através dele voltamos a ter comunhão e a paz com o Deus Pai. Por isso, não esteja com o coração endurecido para o entendimento da Palavra, nem ao arrependimento. Aceite a Cristo como Senhor e Salvador, aprenda pela Palavra, como ter um relacionamento pessoal com Deus e como a oração de alguém justificado pelo Sangue de Cristo, tem efeito no mundo natural.

Sem Cristo, por mais que você conquiste os prazeres deste mundo, jamais encontrará a Verdadeira Paz e a Vida Eterna. Pois assim está escrito: "Contudo, Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?" (Lucas 12:20). 

Entenda:

  • Todos pecaram – o castigo do pecado é morrer e ficar eternamente separado de Deus – Romanos 3:23; Romanos 6:23
  • Jesus pagou o preço – Deus enviou Seu único Filho para levar o castigo por todos nós; Jesus não tinha pecado mas ele morreu em nosso lugar e ressuscitou no terceiro dia – João 3:16
  • Jesus pagou por TODOS os pecados; basta crer e confessá-lo como salvador para ser salvo! - Romanos 10:9-10
  • Uma vida nova – quem aceita Jesus como salvador recebe o Espírito Santo e agora vive para Jesus; um dia os salvos ressuscitarão para a vida eterna, junto de Deus
  • Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.João 3:18

Que Deus no abençoe e nos guarde! Graça e Paz ao que estão em Cristo Jesus!


Comentários