Oremos em favor dos pastores


O convite é válido em favor de todos que, realmente, foram chamados para cumprir a missão de comandar a “arca” de Cristo. Essa “arca” que, não só contém ovelhas, mas toda espécie de “bicho”.

Tem pessoas magoadas, com problemas emocionais e relacionais; problemas financeiros, pessoas bipolares, viciadas, depressivas, etc. Todas pecadoras, buscando se limpar e se libertar. Elas precisam de ajuda e orientação para se curar e se fortalecer na fé em Cristo e no Poder da Sua Palavra. Eu me incluo nesse rol. E, para exercer esse chamado, foi escolhido o pastor, a liderança espiritual que vai cuidar das vidas colocadas em suas mãos por aquEle que o chamou, um trabalho difícil, árduo e cansativo.

Além dessas ovelhas que, apesar de doentes, buscam arrependimento, cura, melhora e salvação em Cristo, encontramos outros “bichos” que não conseguem se enxergar; outros que se acham mais espirituais e mais santos; outros que dão “ouvidos” as diversas vozes demoníacas, incluindo as de falsos mestres; muitos com má formação teológica ou conhecimento e crenças equivocadas, etc. Esses “outros” criam contendas, difundem inimizades e discórdias, escandalizam o Evangelho e a Igreja de Cristo, eles são “pedras de tropeços” na vida de tantos. Quando terminar o tempo, esses terão um lugar reservado, os esperando, conforme Lucas 17:1, Lucas 13:27 e Mateus 25:41.

E a missão do pastor, que também é humano, pecador arrependido, e que se arrepende todos os dias, é a de orientar a todos no Bom Caminho de Cristo, sem fazer acepção entre os “bichos da arca”. Isso requer, ao que foi chamado, força, disposição, coragem, coração misericordioso, renúncia, oração, jejum e conhecimento da Palavra; aptidões e necessidades que só encontrará se estiver na dependência e debaixo da Graça daquEle que o alistou, o próprio Jesus.

Graças a Deus (graça e misericórdia), não peguei essa bagagem. Não tenho coração de pastor. Fui chamado a ensinar o que aprendi, a repassar conhecimento, o que já me põe numa posição bastante delicada e de muita responsabilidade. Pois, “a quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.” Lucas 12:48.

Eis uma missão difícil, a de pastor! Quem a cumpre com fidelidade seu chamado, certamente terá galardão no céu!

Deus tenha misericórdia, renove as forças e sustente, diariamente, com Sua Graça, todos que foram chamados para pastorear, pois não é uma tarefa fácil.

Oremos uns pelos outros, principalmente pelos que, realmente, são pastores chamados ao pastoreio. Oremos por nossos pastores e líderes!


Comentários