SUPERANDO A DOR DA MORTE DE UM ENTE QUERIDO

 
Quando um ente querido morre, especialmente se a morte acontecer cedo demais, ela poderá alterar a sua visão do mundo de maneira dolorosa. Por um tempo, poderá parecer que nada será bom ou certo novamente.

Todos pranteiam à sua própria maneira, não há um único processo de luto e de cura que funcione universalmente. Com o tempo, as coisas geralmente ficam melhores. A pessoa volta a ser capaz de rir e se divertir. Uma vez mais, a vida parecerá ter propósito. Um retorno à normalidade – mesmo que ainda se lembre dolorosamente da perda de seu ente querido – isso pode acontecer em menos de um ano.

Se estiver tendo problemas em melhorar e parecer não conseguir sair do abatimento criado pela morte do seu ente querido, considere estas sugestões, para ajudá-lo a superar seu sofrimento.
• Lembre-se de que a pessoa não morreu por sua causa. Alguns que lutam com a tristeza após o falecimento de um ente querido, o fazem porque, inadequadamente, colocam-se no centro do fato. Você não é a causa dessa morte! O falecimento do seu ente querido simplesmente aconteceu e não foi o reflexo de nenhuma ação sua. é o tempo que chega pra todos. Você ficará bem!

• Lembre-se de que a dor não durará para sempre. No começo, pode parecer que nada poderá, eventualmente, eliminar a dor que você sente. Isso não é verdade. Mesmo que a pessoa que você gosta tenha ido, você poderá se curar. Embora possa sempre sentir sua ausência, não sentirá essa dor para sempre. Permita-se curar dizendo a si mesmo que você pode. Você pode seguir em frente! Você está vivo!

• Lembre-se que o resto da sua vida ainda está intacto. Quando um ente querido morre, você pode sentir-se inicialmente como se toda a sua vida estivesse arruinada, que você não poderá retornar ao trabalho, que suas relações com os outros ficarão para sempre danificadas pela tragédia, e que nada mais fará sentido. Lembre-se que, de fato, você tem muitas pessoas ao seu redor que o amam. Você poderá retornar ao trabalho e seguir adiante, afinal de contas você está vivo e outras pessoas PRECISAM de você.

• Procure distrair-se. Faça um esforço para encontrar oportunidades de fazer atividades que poderão levar sua mente para longe da tragédia. Você não mostrará desrespeito à pessoa amada por ser feliz e certamente esse seria seu desejo, de que você seja feliz. Saia com seus amigos, assista a um filme, leia um livro, vá ao trabalho e volte à sua rotina normal.

• Programe um tempo para ficar de luto. Se perceber que não pode parar para dar um tempo para si mesmo durante esse momento de aflição, tente agendar alguns dias fora para passar por esse período de luto. Isso lhe permitirá espairecer por um tempo e o ajudará a recompor suas forças.

• Busque conforto na fé. A fé em Deus vai lhe ajudar a superar a dor. Muitas pessoas encontram um grande conforto na fé. A Bíblia garante que existe uma vida eterna após a morte, onde reencontraremos todos os entes queridos lá, e juntos, todos serão felizes. Certamente, se você puder encontrar a fé em Deus e acreditar que, um dia, todos nós nos encontremos lá, onde o seu ente querido foi primeiro e está melhor do que nós aqui, será mais fácil dar a si mesmo a permissão para ser feliz.
Aprenda a ser Otimista, evite caminhar pelo caminho do sofrimento e da depressão.

Todo mundo experimentará a perda de um ente querido, a maioria passará por isso várias vezes. Mas mesmo o sofrimento poderá ser amenizado pelo uso de estratégias como as listadas aqui. Assumir o controle de seu processo de luto poderá ajudá-lo a superar a dor associada à sua perda.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original Healing from the death of a loved one, de Devin Thorpe.

Muitas vezes não reconhecemos o quanto precisamos daqueles que estão ao nosso redor. E quando eles se vão, percebemos como poderíamos ter demonstrado mais nosso amor enquanto havia tempo. Podemos amar as pessoas com suas falhas, pois afinal também não somos perfeitos. O verdadeiro amor compreende e existe independente dos atos, e abrimos nossos braços se tivermos mais uma chance.
Partir faz parte. É natural que fiquemos tristes com a morte de alguém. Sofremos, a saudade nos consome, algumas vezes o desespero nos domina. Mas há esperança, e podemos viver e reconhecer a vida enquanto ainda a temos, e não deixar que nossa própria vida acabe antes do tempo.

As crianças também sofrem com a morte de um ente querido. O choro é a reação mais comum da saudade de alguém até para nós adultos! É necessário que saibamos reconhecer o sentimento e que possamos falar sobre ele de alguma forma, para podermos entender o que sentimos.

Somos em parte o que aprendemos com as pessoas. E quando elas se vão, levam consigo um pouco de nós. E assim a tristeza, solidão, autoestima nos abalam. Mas nós podemos reconhecer nossa força e, ao invés de nos deixarmos levar, podemos recordar os bons momentos, e lembrar que um dia todos nos encontraremos novamente num grande reencontro. Devemos aprender com as experiências e decepções que nos causam, e viver, lembrando que merecemos ser felizes.


Comentários