SEAP entrega certificados de cursos profissionalizantes nas unidades prisionais

A Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizou na terça-feira (8), a entrega dos certificados dos cursos de Cozinha Básica para as turmas das unidades prisionais de Sapé e Santa Rita. Os cursos, que atenderam 20 reeducandos em cada unidade, foram promovidos numa parceria entre a Seap e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante o seu pronunciamento, o Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, destacou que as ações estão sendo ampliadas gradativamente estas ações e falou da importância da participação dos apenados. “O sucesso desta iniciativa só é possível por conta do empenho da equipe de funcionários, entre diretores e agentes, que estão empenhados na melhoria do sistema prisional, além do interesse de vocês em participar dos e mudar de vida. A ressocialização é composta de ações concretas e positivas que precisam do empenho de todas as partes envolvidas e o apoio incondicional do estado. É por conta deste apoio e da vontade política do Governador Ricardo Coutinho que estamos galgando êxito nestas ações”.

A Gerente de Ressocialização Ziza Maia também falou da proposta. “Estamos atuando em diferentes eixos do Programa Cidadania é Liberdade e neste caso, do curso de cozinha básica, o mesmo se insere na vertente de educação, através da qualificação profissional, que é fundamental no processo de reinserção ao convívio social e ao mundo do trabalho e estamos avançando e conseguindo mostrar a sociedade que a ressocialização é possível, quero finalizar com uma frase bastante proferida pelo Secretário Wallber Virgolino, que sempre ressalta que missão dada é missão cumprida”.

O diretor do Presidio de Sapé, Silva Neto, ressaltou a importância de ter no sistema penitenciário da Paraíba, um gestor que se preocupa e respeita as pessoas que por infelicidade estão encarceradas, assim como, trata com dignidade os seus familiares, com ações e projetos como esses de qualificação de mão de obra. "Eu posso falar do sistema penitenciário com tranquilidade, pois já estive dos dois lados, como policial Militar e como presidiário, agora como diretor e sei que nunca neste estado se trabalhou tanto em buscar do bem do sistema penitenciário, isto sim são os Direitos Humanos que eu defendo”.

O coordenador do Projeto Cidadania é Liberdade, Marconi Amorim também falou da iniciativa. “Para este projeto galgar o sucesso que estamos visualizando, foi necessário estabelecer parcerias sólidas, inclusive com os gestores e funcionários das unidades prisionais. Precisamos entender que educar a população prisional é um passo para diminuir a violência”.


FONTE: Redação – seap

Comentários