Portador de câncer pode requisitar passe livre no IPC da Capital
Portadores
de câncer e acompanhantes têm direito a carteira de passe livre em transportes
viários e aquaviários intermunicipais na Paraíba. No ano passado, 982 cidadãos
tiveram acesso ao documento, que é emitido pelo Instituto de Polícia Científica
(IPC) desde 2011, quando a Lei 9.115/2010, que dispõe sobre o benefício, foi
regulamenta por decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho.
O
atendimento à população acontece todos os dias da semana, das 8h às 12h e das
14h às 18h, na sede do IPC, bairro do Cristo, em João Pessoa. Segundo o gerente
executivo de Identificação Civil e Criminal do órgão, Israel Aureliano, para
obter o passe livre é necessário atender a requisitos como apresentar
requerimento de cadastramento e ter renda familiar não superior a quatro
salários mínimos, entre outros.
Aureliano
ainda ressalta que não é exigida a presença do portador de câncer para a
entrega dos documentos, desde que esses estejam assinados. A carteira é
entregue em até 72 horas e contém um número específico para cada beneficiado,
além de datas de expedição e de validade, que é de um ano, podendo ser
renovada. Cada portador de câncer pode ter até três acompanhantes. "O
nosso maior objetivo é oferecer comodidade e agilidade no atendimento aos
portadores de câncer e aos seus acompanhantes. Os maiores beneficiados serão
aqueles que viajam do interior para realizar tratamento na Capital ou em
Campina Grande, por exemplo, já que a gratuidade é para o transporte
intermunicipal", frisou o gerente.
Para
quem mora no interior do Estado, também é possível fazer o passe livre nos
postos do IPC nas Casas da Cidadania de Campina Grande e Patos, porém o tempo
para entrega do documento é de pelo menos 20 dias. Outra possibilidade expedir
procuração ou a ida de apenas um dos acompanhantes com a documentação do
portador de câncer e demais beneficiados, sendo necessário que a pessoa doente
vá aos postos apenas para a coleta das digitais. "Em casos especiais e
específicos o Instituto pode realizar outras formas de atendimento para possibilitar
o melhor atendimento", afirmou o gerente.
Documentos
necessários para o cadastramento:
Laudo
médico emitido por profissional competente, com data de emissão não superior a
seis meses;
Cópia
e original do RG;
Comprovante
de residência;
Comprovante
de renda e declaração de que a renda familiar não supera quatro salários
mínimos;
Duas
fotos 3x4;
Exame
com grupo sanguíneo.
Para
os acompanhantes:
Cópia
e original do RG;
Comprovante
de residência;
Comprovante
de renda;
Autorização
a termo do portador de câncer (formulário do IPC);
Duas
fotos 3x4;
Exame
grupo sanguíneo.
SECOM/PB