A VERGONHA ENCOBRE O EVANGELHO

Por: Leonardo Theodoro de Aquino(Pastor da IBR/Bessa/JP-PB )

Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
2 Coríntios 4:1-7
A vergonha é uma ferida muito profunda relacionada existência. Ela é o oposto da culpa e é um forte sentimento de que o fato de EXISTIR é meramente um engano. Por outro lado, a culpa é o sentimento de se ter errado. A culpa diz: "EU ERREI". A vergonha diz: "EU SOU UM ERRO”. Se eu erro, ainda existe esperança, pois posso arrepender-me, posso ser perdoado pelo sangue de Jesus, mudar e deixar de errar novamente. Entretanto, se eu sou um erro, não existe esperança para mim. Posso mudar o que eu faço, mas não tenho como mudar aquilo que eu sou. Muitas pessoas tenta continuamente se livrar do sentimento de vergonha FAZER coisas que elas esperam que mudem a situação. Então, em vez de SERES HUMANOS, elas tornam FAZEDORES HUMANOS.

A vergonha é um sentimento profundo de contaminação, impureza e defeito. Faz com que você se sinta impróprio diferente e isolado dos outros. "Não tenho nada que possa me levar a ser bem-sucedido" ou "Não pertenço a este lugar, eu não deveria estar aqui." Quando a vergonha está em ação, é como se você tivesse que se esforçar duas vezes mais que os outros para executar apenas a metade do trabalho. Quando você olha para o seu próximo, é como se você fosse a única lagarta das borboletas.

A vergonha causa uma intensa centralização no indivíduo. Paulo nos diz na passagem acima que devemos rejeitar as coisas ocultas por causa da vergonha. A vergonha faz com que a pessoa se concentre mais no vaso de barro do que na glória de Deus contida dentro do vaso. Toda vez que uma forte luz sair do vaso de barro, ele se torna transparente e todas as rachaduras, riscos e imperfeições tornam-se visíveis. Então, se o foco estiver no vaso, o medo de expor as imperfeições obriga a pessoa a encobrir o vaso e impedir a sua exposição. Entretanto, assim que o vaso é encoberto, a luz também é escondida. Dessa forma, o evangelho é, então, oculto aos não cristãos e eles não podem ver a luz e a glória de Cristo mantida dentro do vaso de barro.

Na passagem acima, o apóstolo Paulo diz que ele não está olhando para o vaso, mas para o tesouro que está dentro, que é a glória de Deus. Ele diz que não veio para pregar a si mesmo, mas a Jesus Cristo. Então, percebemos que a vergonha faz com que a pessoa olhe para o vaso e depois encubra tanto o vaso quanto a luz. Com isso os outros são impossibilitados de ver e impedidos de chegar a Cristo.


As  imperfeições do vazo  não é possível o próprio vazo trata-la, mas é possível para o oleiro que habita em nós isto fazer, bastando ele se tornar manifesto em nossas vidas que  consiste não encobri-lo mas falar cada vez sobre as suas maravilhas, com isto permitiremos que a  nossa vergonha que são as nossas trevas seja bombardeado pela luz do Espirito,  e como nenhum mal pode prevalecer contra o ataque de Deus, com certeza isto nos  renderá uma imensa glória, pois padecer com Cristo significa fazer parte na sua vitória.