Viver com Cristo


Na semana passada, estava a meditar em um texto. Lendo a 1ª Carta de Paulo aos Coríntios, no Capítulo 15, dos versos 50 ao 54, algo me chamou bastante atenção. Tamanha foi a inquietação, que terminei por escrever esta reflexão:

Nós que conhecemos o Evangelho, sabemos que nosso corpo morrerá para ressuscitar, no Grande Dia, num corpo imortal. Os que forem arrebatados terão seus corpos transformados.

O Apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:50-54:
“Com isto quero dizer, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.  Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Tragada foi a morte pela vitória” (NAA).

Sabemos que, nesta vida terrena, a morte é um inimigo que nos coloca medo! Conforme está escrito em 1 Coríntios 15:26 “A morte é o nosso último inimigo a ser vencido.”

Sabemos que, até a volta de Cristo, muitos de nós morreremos naturalmente! Não é uma regra, contudo, os mais idosos e os com enfermidades graves, tendem a morrer mais cedo. 

No entanto, a nossa alma não aceita isso! E ela se entristece quando um ente querido se vai; ela passa essa tristeza para o nosso físico. Sentimos isso fisicamente! 

A nossa alma sente que foi criada para viver eternamente. Por esse motivo, ela não quer aceitar que um ente querido morra.

Contudo, renascer é preciso! 

Ao aceitar Jesus, nosso espírito renasce! Morremos para o mundo e passamos a viver com Cristo! Quando o nosso corpo físico morre, temos a certeza de que ele ressuscitará num corpo imortal!

Abro aqui um parêntese para perguntar: Que legado você deixará quando partir desta Terra? 

Confesso, abaixo, a frase que quero ter escrita em minha lápide:

 “Aqui, foi enterrado alguém, que antes de aceitar Jesus como Seu Salvador, vivia sem rumo e sem direção. Quando aceitou, buscou aperfeiçoar-se como filho, esposo e pai, tentando deixar o legado de um Cristão praticante. Pela Graça de Cristo foi justificado e, agora, aguarda o grande dia da ressurreição. Morreu na certeza de que os seus familiares são cuidados por Deus e que os planos do Eterno são maiores e melhores que os nossos.” "E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa." (Lucas 1:23).

Que frase resumiria o que você foi em vida e poderia ser registrada em sua lápide?  Você já refletiu sobre isso? Se ainda não pensou, comece a pensar sobre o assunto.

Que o Espírito Santo possa trazer a certeza da Vida Eterna para você e, se ainda não a tem, que Ele possa gerar inquietação ao arrependimento e correção no caminhar com Cristo.

Peça forças ao Espírito Santo pra ser, a cada dia, um Cristão firme no caminhar, onde os mais chegados e os de fora, possam testemunhar seu esforço de permanecer firme com Cristo até o fim.

Para nós, que temos nossa fé em Cristo, quando morre um ente querido ou um irmão cristão, nos alegramos na crença da Vida Eterna com Cristo! E é essa fé que nos ajuda a lidar com a perda que nos trará saudades. 

A tristeza certamente nos atinge, mas pela graça de Deus, o sofrimento não nos derrota! E esta verdade vai ao coração da nossa fé e nos oferece discernimento no Espírito, pois cremos no viver com Cristo Eternamente

Assim, precisamos nos desfazer do egoísmo de querer ter a pessoa conosco e nos alegrar em saber que ela alcançou o desejo de se encontrar com o Seu Salvador!

Creio que a morte, que chega mais cedo para alguns do que para outros, bem como o advento do arrebatamento, para os que vivem com Cristo, é resposta à oração de Jesus, descrita no Evangelho de João 17:24:

"Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.”

Creio que o espírito retorna ao Deus e Soberano Pai, e o corpo que desce ao pó, ficará aguardando até o tocar da última trombeta, para ressuscitar transformado e imortal!

Me apego nas palavras de Cristo, proferidas no contexto de Sua morte, descrita em João 16:20-21 (NAA): 

“Em verdade, em verdade lhes digo que vocês vão chorar e se lamentar, mas o mundo se alegrará. Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.  A mulher, quando está para dar à luz, fica triste, porque chegou a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da aflição, pela alegria de ter trazido alguém ao mundo.”

Glória a Deus! Louvado Seja o nome do Senhor!

Assim como os discípulos puderam contemplar o Cristo Ressurreto, todos nós, que vivemos com Cristo, O veremos face a face! E mais: Nos encontraremos, todos juntos, nas Bodas do Cordeiro, para vivermos em um novo Céu e numa nova Terra!

Conforme escrito: não haverá mais dor, nem sofrimento, nem morte, pois esta, nossa última inimiga, terá sido vencida! Lá, se cumprirá, para nós, o que está escrito em 1 Coríntios 15:55: "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?"

Lá, só haverá paz e alegria. E a promessa de Jesus se cumprirá: “ninguém tirará essa alegria de nós”!

"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:4 (NAA).

Na tristeza da saudade de um ente querido que se foi, faça como Jesus, aceite a morte que o Pai colocar diante de você e diga: seja feita a Tua vontade, Senhor Deus, e não a minha.

Que o Espírito Santo nos console, sempre, em nome de Jesus!

Graça e Paz de Cristo seja com todos!

Se esta reflexão lhe abençoou, copie o link do blog e compartilhe.

Você também pode assistir a reflexão no vídeo abaixo:

Para Assistir Este Vídeo Direto no YouTube. Click Aqui

Para ouvir o áudio do Podcast Click Aqui


Comentários