CONSELHO

Devemos blindar nossa vida das opiniões alheias e das pessoas desprovidas de sabedoria. Sobre contar para os outros o que você tem passado, é sábio considerar o que a Bíblia diz sobre isso.

"Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios" (Provérbios 15:31).

Pedir conselho não é ser fraco é ser sábio. Contudo, não podemos buscá-lo na multidão que não tem sabedoria, e sim, na multidão de sábios. A Palavra de Deus remete-nos a considerar as gerações passadas, aos pais, aos líderes e anciãos. Eles têm experiências para aconselhamentos.

"Onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito" (Provérbios 15:22).

O erro mais comum das pessoas é buscar ouvir conselho de quem não tem sabedoria, e explicitar a situação de sua vida pessoal para os que torcem contra; para quem não tem experiência no assunto; para os mais novos; para quem não tem comunhão com Deus, etc. Procurar conselhos em locais errados e pessoas não capacitadas para tal, certamente, o deixará confuso e ouvirá, dessas pessoas, o pior delas.

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios..." (Salmos 1:1).

Pontos importantes e bom alimento: oração; Bíblia; os pais, os mais velhos, pessoas que já viveram situações parecidas e conseguiram superar; pessoas de espiritualidade elevada, ou seja, que vive na prática a Palavra de Deus e são Verdadeiras no que vivem.

"Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe" (Provérbios 1:8).

"O caminho do insensato é reto aos seus olhos; mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio" (Provérbios 12:15).


Por isso, todo cuidado é pouco, ao sair contando pra todo mundo sua situação. O primeiro que você tem que contar é pra Jesus em oração. Depois seguir o que a Palavra fala sobre o assunto.


Meditemos nisso e sejamos edificados em Cristo.


Comentários