DOMINGO, DIA DO SENHOR!

Hoje é Domingo! Aproveite para descansar, curtir a família e cultuar a Deus. Procure uma igreja comprometida com a Verdade do Evangelho e junte-se a outros irmãos em Cristo, para louvar, adorar e aprender mais da Palavra. 

"Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente” (Salmo 84:4).

Não devemos, porém, ir à igreja para cumprir um rito ou uma tradição familiar, muito menos para demonstrar religiosidade. Lembremos, sempre, que nosso alvo é Cristo. Por isso, devemos buscar a Deus em oração, pedindo discernimento ao Espírito Santo, buscando sabedoria e entendimento da Palavra. 

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR” (Salmo 122:1).

“Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios” (Salmo 84:10);

Há pessoas que deixam de ir à igreja sob qualquer argumento (jogo de futebol, preguiça, festinha de aniversário, etc), achando que não precisam da comunhão da congregação, que essa pode ficar renegada a um segundo plano.  Podemos comparar essas pessoas como brasas que retiramos do fogo: É questão de tempo para esfriar, apagar e morrer espiritualmente, pois, quem mantém o fogo acesso são as brasas juntas.

Precisamos entender que, apesar dos defeitos (porque a igreja é formada por pessoas imperfeitas), a Igreja continua sendo a noiva de Cristo (cf. 2 Coríntios 11:2; Apocalipse 21:9). Como Igreja de Cristo, reconhecemos que somos pecadores e entendemos a necessidade da Graça de Deus. E, como Ele já nos estendeu sua Graça, através de Cristo, mediante nossa fé, podemos ver-nos na condição de salvos (justificados por Cristo) – não de seres perfeitos.

É na igreja que buscamos entrar numa mesma “sintonia” com os outros irmãos. Isso comunica uma grande satisfação ao nosso espírito e saímos edificados. É na igreja, na comunhão com os irmãos, que nutrimos nosso espírito: ouvimos, aprendemos a Palavra e buscamos a força necessária para fazer nossas atividades diárias. Sem essas “refeições”, ficamos desnutridos, fracos e em delicada condição espiritual 

Sair ou abandonar a igreja/congregação, seja qual for o motivo, é falta de conhecimento da Palavra, pois a Palavra diz:

"Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" (Hebreus 10:25). 

O que está escrito em Hebreus 10:25 é um mandamento explícito nesse sentido. 

Na igreja, além de ouvir a exposição da Palavra e cultuar a Deus, na comunhão com os irmãos, estamos cumprindo o que a bíblia ensina: “fomos batizados em um corpo” (1 Cor 12:13), que é o corpo de Cristo

Aonde quer que nos reunamos como irmãos, em nome de Cristo, somos todos membros desse Corpo. E, como membros, temos funções a exercer, quer sejam dons ou ministérios. Se não estivermos ligados aos outros membros, obviamente, não poderemos fazer a nossa parte. Assim, temos a oportunidade de abençoarmos uns aos outros. 

A igreja, portanto, tem um papel fundamental na vida do cristão, além dos já citados, ela é quem promove as ordenanças e os sacramentos, conforme mandamento bíblico.

Meditemos nisso.