Chevrolet Onix chega em novembro a partir de R$ 29.990
A General Motors deu início neste domingo (21) a uma ofensiva que
promete mudar o panorama do segmento de compactos populares no Brasil. No
começo de novembro, chega às revendas o Chevrolet Onix, novo hatch pequeno que
substitui o Corsa e promete sacudir o nicho mais competitivo do país – onde
brigam dezenas de modelos, entre eles Gol, Palio, Fox, Sandero, Fiesta, Agile,
March, J3 e os (também) novatos Hyundai HB20 e Toyota Etios.
O Onix estreia em três versões (LS, LT e LTZ), com preço inicial de R$
29.990 e lista de série impactante desde a configuração básica, com direção
hidráulica, ajustes de altura para banco do motorista e volante, airbags
frontais e ABS com EBD. Trata-se do primeiro compacto nacional a sair de
fábrica 100% equipado com os dois itens de segurança que serão obrigatórios em
todos os veículos a partir de 2014.
Mais que a lista inicial de equipamentos, o Onix vem
para ser o campeão de vendas da Chevrolet no
Brasil. Logo de cara, a GM projeta
média mensal de 12.000 emplacamentos, volume maior que o mantido peloCelta, best-seller da montadora em 2012. E para atingir
a meta, o novo hatch compacto vem munido de todos os lados. A plataforma é a GSV (Global
Small Vehicle), estrutura planetária para pequenos e já usada pelo trio Cobalt, Sonic e Spin.
Na mecânica, o Onix promove a estreia de novos motores 1.0 e 1.4 litro, ambos atualizações dos conhecidos 1.0 VHC-E (Celta e Prisma) e 1.4 Econo.Flex (Agile e Cobalt). Os dois têm oito válvulas, são flex, passam a ser designados pela sigla SPE/4 (de Smart Performance Economy 4 Cylinders) e, embora não revolucionem, foram amplamente aprimorados – 80% dos componentes são novos. Com a reforma, a GM diz que estão 6% mais econômicos.
1.0 8V SPE/4 flex
Potência: 78/80 cv (gasolina/etanol) a 6.400 rpm
Torque: 9,5/9,8 kgfm a 5.200 rpm
1.4 8V SPE/4 flex
Potência: 98/106 cv a 6.000 rpm
Torque: 12,9/13,9 kgfm a 4.800 rpm
O prometido pioneirismo do Onix vai além do que oferecem os badalados Etios e HB20 – e toda a turma de compactos nacionais. Já a partir da versão LT 1.0 flex (R$ 32.890), o novo hatch é equipado com o sistema multimídia My Link, que inclui uma moderna tela de LCD de sete polegadas no painel. O visor (inédito na categoria) é sensível ao toque, tem operação extremamente simples, é adaptado ao português brasileiro e permite aos ocupantes levar seus "mundos particulares" armazenados diariamente em smartphones, pen drives e afins.
Na tela da central My Link é possível ver fotos e vídeos, ouvir podcasts
e rádios de mundo inteiro, navegar por GPS e fazer ligações, tudo sem precisar
do celular. Há conexão Bluetooth e entradas auxiliar e USB. O recurso também
permite configurar sistemas do carro, como o travamento automático das portas e
o Follow Me Home, sistema que mantém os faróis e lanternas acesos após travar
as portas, para iluminar o caminho por alguns segundos.
O arremate do Onix é a personalização em nível ainda não visto entre
modelos populares. A GM disponibilizará mais de 100 acessórios para seu novo
compacto, que poderá combinar a cor da carroceria com o acabamento do interior,
repetindo cores em detalhes dos bancos (tecido ou couro), dos tapetes, da
manopla do câmbio e do volante. Também haverá molduras para o painel e adesivos
decorativos para a carroceria. De início, haverá três kits: "Joy",
com apelo jovem, "Race" e "24 Hours", que remete às 24
Horas de Le Mans.
Entre os itens de estilo, o cliente poderá escolher máscaras negras,
lanternas com base escurecida (fumê) e até uma lente azulada "Ice
Blue", disponível apenas na versão top LTZ, equipada com o motor 1.4. Esta
custa R$ 41.990, preço máximo provisório, já que a partir de março de 2013 o
Onix receberá a transmissão automática de seis marchas já disponível no Sonic,
no médio Cruze (hatch e sedã) e na minivan Spin. Será o primeiro carro do
segmento a oferecer um câmbio automático multimarchas.
Maior cartada da GM do Brasil nesse processo efusivo de renovação, mas o
Onix ainda vai inovar o nicho em mais dois aspectos. Um é a garantia de três
anos, algo raro entre os modelos do segmento. Outro ponto interessante é o
baixo custo de reparabilidade. Segundo o ranking do CESVI Brasil, o Onix chega
como o modelo com menor índice de reparabilidade do Brasil. Isso significa que,
em uma eventual colisão, os gastos tendem a ser menores.
O último "trunfo" do Onix é o design atualizado com os
Chevrolet vendidos pelo mundo. Traços orgânicos se misturam à habitual
geometria dos modelos da marca, com vários vincos pela carroceria. O Onix pode
não ser uma obra de arte, mas seu visual é indiscutivelmente moderno e, por
dentro surpreende, com painel "dual cockpit", de formas simétricas,
materiais agradáveis e bancos com inédito formato anatômico. Resta agora saber
se a recepção dos brasileiros será tão calorosa quanto foi com o revolucionário
Corsinha, em 1994.
LS 1.0 - R$ 29.990 Airbag duplo frontal, freios ABS com EBD,
ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas de aço aro 14 com
calotas, banco do motorista e volante com ajuste de altura, direção hidráulica,
painel em duas cores (preto e cinza)
LT 1.0 - R$ 31.690 itens da versão LS + protetor de cárter,
maçanetas externas e carcaça dos retrovisores na cor do veículo, antena, travas
elétricas das portas e do porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme,
chave canivete. Opcional: My Link (R$ 1.200), ar-condicionado (R$ 2.100)
LT 1.4 - R$ 35.290 itens da versão 1.0 LT + rodas de aço aro
15 com calotas, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e adesivo preto
da coluna central. Opcional: My Link (R$ 1.200), ar-condicionado (R$ 2.000).
LTZ 1.4 - R$ 41.990 itens da versão 1.0 LT + rodas de liga leve
aro 15, ar-condicionado, My Link, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos,
computador de bordo.
Fonte: AutoNews
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