Evento recolherá duas toneladas de lixo eletrônico na Paraíba
Componentes de informática e telefonia celular podem ser entregues em posto de coleta no Busto, neste sábado, dia 04
A Organização das Nações Unidas (Onu) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Em paralelo, diversos países realizam ao longo do ano ações que incentivem a conservação das matas. Em João Pessoa , neste sábado, dia 04, será realizado o '1° Evento de Lixo Eletrônico' que deverá fazer coleta de componentes de computadores e celulares. O evento acontecerá das 10h às 17h, em frente ao Busto de Tamandaré, localizado no fim da Avenida Presidente Epitácio Pessoa, em Tambaú.
Para quem possui equipamentos de informática e periféricos, como monitores, teclados, mouses, CPU, notebooks, além de celulares e baterias, que já não funcionam, o momento deve ser aproveitado para dar destino certo aos componentes. Além de liberar espaço dentro de casa e do escritório a ideia é colaborar com o meio ambiente. Tais resíduos, se descartados em lixões, são considerados sério risco para o meio ambiente, pois possuem composição de metais pesados altamente tóxicos que poluem solos e águas.
Segundo Danyele Raposo, gestora do Projeto Farol Digital do Sebrae na Paraíba, os produtos arrecadados na ação de João Pessoa passarão por um processo de separação. A destinação de cada componente será feita por uma empresa especializada e destinada para outras empresas certificadas em reciclagem e manufatura.
Responsável pela empresa habilitada a fazer a coleta e descaracterização dos componentes, a RCTec, Flávio Costa, diz que o posto de coleta nesse primeiro momento deve arrecadar cerca de duas toneladas de lixo eletrônico. O empresário informou que componentes como plástico, ferro, aço e vidro, além dos metais pesados retornam ao mercado servindo tanto para equipamentos de informática como para uso geral, como para indústrias de dentro e fora do país.
O '1° Evento de Lixo Eletrônico' também realizará oficinas de recondicionamento de computadores, distribuição de mudas e brindes, e o público poderá receber orientações sobre hábitos sustentáveis e as crianças curtirem um mini viveiro. A ação é um realização da RCTec- Resíduos Eletrônicos com o patrocínio do Sebrae e Farol Digital, integrante da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de João Pessoa.
Fonte:Administradores.com
Comentários
Postar um comentário