Orquestra Jovem da PB oferece 70 bolsas de estudos; inscrições abertas

As inscrições para a seleção de novos músicos bolsistas da  Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba foram prorrogadas. Os candidatos têm até o dia 14 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma das 70 vagas imediatas para bolsas de estudos. Também são oferecidas outras 57 em cadastro de reserva.

O resultado da seleção será publicado no site da Funesc (www.funesc.com.br), a partir das 18h do dia 30 de dezembro.


A convocatória para audição foi publicada na edição da terça-feira (6) do Diário Oficial do Estado. O prazo inicial era que as inscrições terminariam na sexta-feira (9).
As vagas disponíveis para convocação imediata estão distribuídas em I violino (10 vagas), II violino (10 vagas), viola (8), violoncelo (8), contrabaixo (4), flauta (3), clarineta (3), fagote (3), oboé (3), trompete (3), trompa (4), trombone (3), tuba (1), percussão (6), piano (1). As de cadastro de reserva são para violino (10), viola (5), violoncelo (5), contrabaixo (5), flauta (3), clarineta (3), fagote (3), oboé (3), trompete (3), trompa (3), trombone (3), tuba (3), percussão (6), piano (2).

Anualmente, a OSJPB coloca à disposição da audição 70 bolsas. Os aprovados em cadastro de reserva serão convocados apenas quando houver abertura de vagas no quadro de bolsistas. Os selecionados receberão auxílio mensal no valor de R$ 150.
Estão habilitados a participar da audição jovens músicos da Paraíba e de outros Estados. É vetada a participação de órgãos públicos, escolas e fundações privadas. Os candidatos poderão se inscrever apenas como pessoa física.
Apenas serão aceitas as inscrições realizadas na sede administrativa da OSJPB, sendo, portanto, descartadas as inscrições feitas por Sedex. Os interessados devem comparecer, das 14h às 18h, ao Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa.

Documentação
A inscrição é gratuita e o candidato deve apresentar cópias autenticadas e originais de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, currículo vitae ou currículo lattes, comprovante de que está regularmente matriculado, número da conta corrente e banco.
Os interessados devem ter idade entre 14 e 30 anos, apresentar, junto à ficha de inscrição, a documentação solicitada, possuir o instrumento para o qual irá se submeter à audição e estar matriculado em escola regular. No dia da audição, o candidato deverá apresentar à banca avaliadora três cópias das partituras das peças de livre escolha que serão executadas.

Seleção
O processo de seleção se dará em uma etapa, que consiste na execução de uma peça solicitada pela banca examinadora de leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha do candidato.
Serão aprovados para assumir a bolsa de imediato os candidatos que obtiverem a maior média entre todos os integrantes da banca, composta pelo maestro da orquestra, dois especialistas em cordas, dois em madeiras, dois em metais e dois em percussão para avaliar por sessão.
Na hora da prova, não será permitida a permanência de nenhum convidado além da banca examinadora, do músico avaliado e do corepetidor se necessário.
As audições acontecerão sempre às 16h, na Escola de Músia Antenor Navarro e no Cine Bangüê, nos dias 20 (contrabaixo, violoncelo, violino e viola), 21 (clarinete, oboé, percussão, fagote, flauta e piano), 22 (trombone, trompete, trompa e tuba).

Fonte: G1 PB