MANCHETE QUE VENDE!
Artigo escrito pelo signatário deste Blog, em agosto de 2008... republicando.


Com o objetivo de vender sempre mais, em sua maioria, os grandes jornais se valem de estratégias de marketing, jogando na manchete o que se vende, não se preocupando com o conteúdo da matéria que, teoricamente, seria mais importante. Na maioria das vezes, o conteúdo não corresponde ao propagado na manchete. Ela (a manchete) é estrategicamente colocada para vender jornais, não como “título de um texto”, como deveria ser: um título para divulgar a matéria.

Quando um consultório médico, um advogado, um plano de saúde, uma instituição de ensino, etc., tem interesse em fazer uma propaganda de seu produto, o jornal lança desse “marketing” e publica uma matéria de interesse popular. A manchete chama a atenção do público e o corpo dela vem carregado de propaganda e até de entrevista, foto ou citação com o nome da empresa que previamente pagou pela reportagem.

Manchetes tipo:
“Estado melhora em mais de 100% o índice de emprego”, com certeza beneficia algum governante, interessado em melhorar sua imagem. Se você analisar direito, 100% é um número de grande impacto. Contudo se o numero anterior era de 2 empregos e passou para 4, subiu 100%, mas continua sendo um número inexpressivo.
“Estado foi o único do Nordeste que diminuiu o índice de analfabetismo”. Temos 9 estados no Nordeste, na pesquisa, todos permaneceram com índices na área de educação sem alteração, mas o referido estado que tinha um índice de 39% conseguiu baixar para 37%, logo, foi o único que diminuiu. Contudo, a matéria não diz que esse estado continua tendo alta taxa de analfabetos.
“Avanço em cirurgia cardíaca melhora índice de recuperação de pacientes”. Observe que, em seguida, segue a propaganda do hospital que pagou a matéria.

Poderíamos citar centenas de exemplos, pois a manchete do jornal é colocada propositadamente pra chamar a atenção do leitor e, muitas vezes, distorcer a verdadeira história, principalmente para quem não lê e ficou só na manchete. Como “quem conta um conto acrescenta um ponto”... Quem vê a manchete de um jornal e repassa a informação baseado só na manchete, o faz de forma errada. Além do mais, tanto a manchete quanto a matéria vai para o jornal sob a ótica do interesse do dono do mesmo ou de algum político ligado a ele e/ou, ainda, de uma empresa, objetivando vender seus produtos.

Não é à toa que o marketing é conhecido como “um tipo de publicidade que consegue vender um produto que o cliente não precisa, por um preço que ele não pode pagar”.
Cuidado com as manchetes de jornais! Leia atentamente a matéria, jamais repasse informação de um jornal baseado apenas na manchete dele. Sugiro, também, que o leitor pense bem antes de acreditar no que lê, pois a manchete que vende é mais importante que a credibilidade.


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