MANCHETE QUE VENDE!
Artigo escrito pelo signatário deste Blog, em agosto de 2008... republicando.
Quando um consultório médico, um advogado, um plano de saúde, uma instituição de ensino, etc., tem interesse em fazer uma propaganda de seu produto, o jornal lança desse “marketing” e publica uma matéria de interesse popular. A manchete chama a atenção do público e o corpo dela vem carregado de propaganda e até de entrevista, foto ou citação com o nome da empresa que previamente pagou pela reportagem.
Manchetes tipo:
- “Estado melhora em mais de 100% o índice de emprego”, com certeza beneficia algum governante, interessado em melhorar sua imagem. Se você analisar direito, 100% é um número de grande impacto. Contudo se o numero anterior era de 2 empregos e passou para 4, subiu 100%, mas continua sendo um número inexpressivo.
- “Estado foi o único do Nordeste que diminuiu o índice de analfabetismo”. Temos 9 estados no Nordeste, na pesquisa, todos permaneceram com índices na área de educação sem alteração, mas o referido estado que tinha um índice de 39% conseguiu baixar para 37%, logo, foi o único que diminuiu. Contudo, a matéria não diz que esse estado continua tendo alta taxa de analfabetos.
- “Avanço em cirurgia cardíaca melhora índice de recuperação de pacientes”. Observe que, em seguida, segue a propaganda do hospital que pagou a matéria.
Poderíamos citar centenas de exemplos, pois a manchete do jornal é colocada propositadamente pra chamar a atenção do leitor e, muitas vezes, distorcer a verdadeira história, principalmente para quem não lê e ficou só na manchete. Como “quem conta um conto acrescenta um ponto”... Quem vê a manchete de um jornal e repassa a informação baseado só na manchete, o faz de forma errada. Além do mais, tanto a manchete quanto a matéria vai para o jornal sob a ótica do interesse do dono do mesmo ou de algum político ligado a ele e/ou, ainda, de uma empresa, objetivando vender seus produtos.
Não é à toa que o marketing é conhecido como “um tipo de publicidade que consegue vender um produto que o cliente não precisa, por um preço que ele não pode pagar”.
Cuidado com as manchetes de jornais! Leia atentamente a matéria, jamais repasse informação de um jornal baseado apenas na manchete dele. Sugiro, também, que o leitor pense bem antes de acreditar no que lê, pois a manchete que vende é mais importante que a credibilidade.
Poderíamos citar centenas de exemplos, pois a manchete do jornal é colocada propositadamente pra chamar a atenção do leitor e, muitas vezes, distorcer a verdadeira história, principalmente para quem não lê e ficou só na manchete. Como “quem conta um conto acrescenta um ponto”... Quem vê a manchete de um jornal e repassa a informação baseado só na manchete, o faz de forma errada. Além do mais, tanto a manchete quanto a matéria vai para o jornal sob a ótica do interesse do dono do mesmo ou de algum político ligado a ele e/ou, ainda, de uma empresa, objetivando vender seus produtos.
Não é à toa que o marketing é conhecido como “um tipo de publicidade que consegue vender um produto que o cliente não precisa, por um preço que ele não pode pagar”.
Cuidado com as manchetes de jornais! Leia atentamente a matéria, jamais repasse informação de um jornal baseado apenas na manchete dele. Sugiro, também, que o leitor pense bem antes de acreditar no que lê, pois a manchete que vende é mais importante que a credibilidade.
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