RECADO DAS URNAS – UMA ANÁLISE FRIA DOS NÚMEROS

Por Ednaldo Henriques Duarte
Não sei até quando o sistema político brasileiro resistirá e o TSE continuará a fechar os olhos para um crescente número de eleitores que, de forma direta, rejeita o atual modelo político.

Percebe-se que, grande parte desses eleitores, são pessoas com certo nível de estudo, que entendem de política, conhece o jogo do poder, mas que optam por curtir o feriado com a família; ou, cumprindo a exigência do voto obrigatório, comparece, porém vota em branco ou nulo. São eleitores que dizem: “se um ou outro for eleito, não faz diferença”. Certamente não depende da política, da forma como ela vem sendo praticada.

A cada nova eleição, grande parte da população – e esse número é crescente - faz uso dessa prática, ou seja, manda seu recado de forma direta.

No segundo turno da eleição em Campina Grande, dos 280.207 eleitores aptos a votar, 60.214 ignoraram as propostas dos dois candidatos e aos apelos do TRE/TSE. Eles se abstiveram da votação, decidiram anular o voto ou votaram em branco. 
Em João Pessoa, o caso foi mais grave: dos 480.237 eleitores aptos a votar, no segundo turno deste ano, 118.287 ignoraram as propostas dos dois candidatos. Isso implica dizer que, a quantidade de votos brancos, nulos e os que preferiram curtir o feriado ultrapassaram o segundo candidato, ou seja, o segundo ficou em terceiro, visto que, livrando o primeiro, o segundo mais votado foi o voto que não teve valor, voto dado como inválido pelo TRE/TSE. 
No restante do país não foi muito diferente. Em São Paulo o vencedor ficou com 39,30% do total de eleitores aptos a votar. Uma população superior ao estado de Sergipe disse: “NÃO” ao modelo político apresentado por ambos os candidatos. Além disso, cerca de 10% dos que votam, assim o fazem por interesses pessoais. Não esquecendo que a grande maioria dos votantes é pobre, sem instrução, que são agraciados com as “bolsas e esmolas”, a “troca de favores pessoais”, oferecidos como moeda de troca. 
Na média geral brasileira, cerca de 30% dos eleitores, um número bastante expressivo, reprova o sistema político atual, bem como o papel desempenhado por nossos representantes nas câmaras municipais e prefeituras. Pois, segundo essa legião de brasileiros, com número cada vez maior, o modelo político posto não atende mais aos anseios da população.

Certamente esses números não agradam aos “caciques políticos”. Eles preferem nem comentar. Mas eles precisam entender o recado dado pela população nessas eleições.

Acorda Brasil!

Comentários