DEPRESSÃO (I)

Quando estamos fracos, só podemos encontrar força em Deus. Quando não temos mais forças para continuar a luta, Deus é nosso socorro! Confie em Deus, pois é Ele quem pode lhe ajudar. 

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).

Nesta vida, estamos sujeitos a tudo! E as cargas começam cedo: traumas de infância que são levados para a adolescência, e terminam por descarregar na fase adulta; pressão escolar; bullying; palavras de maldição; comparações entre irmãos; falta de estrutura familiar; maus exemplos; pressão de faculdade; pressão do primeiro emprego; pressão de namoro para noivar, de noivado para casar, de casado para ter filhos; pressão e sobrecarga no ambiente de trabalho, somados a todo o estresse da vida moderna. Sem falar nos caminhos tortuosos - o pior - que percorremos longe de Deus.

No final, muitos vivem no limite, até que surgem as doenças psicossomáticas: estresse, estafa, síndrome do pânico, fobia social, ansiedade, insônia, e a pior delas, a depressão.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6).

Sobre a depressão, é correto afirmar que é um estágio terrível na vida de um ser humano. Mas, o pior é que, na maioria das vezes, a pessoa doente não é compreendida. O doente é tratado com adjetivos indignos de serem citados aqui. Na verdade, só sabe o que é uma depressão quem já passou por uma. A pessoa depressiva se sente desanimada, sem esperança, sem coragem de se levantar da cama pra nada; sem coragem de cantar uma canção (falo com conhecimento de causa).

Diante do caos instalado, sofre a pessoa depressiva, sofre os parentes e os amigos mais próximos. Por isso, a minha reflexão hoje é para alguém que se encontre nesse estágio da vida, e para os seus parentes e amigos. Levei mais de 5 horas para concluir esta reflexão e chegou a três páginas e meia. Por esse motivo, estou dividindo o texto em duas etapas: Depressão I e Depressão II (continuação), que será publicada amanhã. Neste primeiro momento, meu recado é para os parentes e amigos, e um pouco ao doente.

É importante observar, que ninguém gosta de ficar doente. A doença desanima, enfraquece, prejudica e estraga planos. É importante detectar, o quanto antes, essa doença maligna. A família e os amigos devem insistir em levar o doente ao médico, evitando que a doença saia do estágio inicial para o moderado e suba para o avançado, o que dificulta o tratamento.

Uma forma de ajudar o doente, nessa batalha, é ficar dando o suporte necessário para que ele saia dessa situação. Como ela é uma doença que afeta a mente, é uma porta para ações espirituais malignas, pois o inimigo busca constantemente, e tem por objetivo, atacar nossa mente e nosso coração. Por isso, a depressão, acaba por afetar a espiritualidade do doente. Nessas horas, a própria medicina reconhece que a oração é uma grande aliada. Ore por ele! A oração é uma arma poderosa do guerreiro de Deus. A oração destrói fortalezas! Lembre-se que, ao final, a vitória também é sua.

"O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão" (Provérbios 17:17).

“Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Romanos 12:15).

Dado o recado aos parentes e amigos, me dirijo a você, que está passando por situação parecida com o que estamos tratando aqui. Você se sente desanimado, com vontade de desistir? Tem uma coisa que você precisa entender: doente precisa de tratamento. Reconhecer que precisa de ajuda é um grande passo para ficar bom. Não recuse ajuda, de tamanho algum! Não fique na posição de vítima, pois correrá o risco de perder o apoio de quem você mais gosta.

“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7).

Fortaleça sua fé em Deus. Deus é contigo! Acreditando nas verdades da Bíblia, você pode superar as dificuldades sem desistir. Para ter um apoio maior, procure uma igreja que leva a sério a Palavra de Deus. 

Há pessoas que deixam de ir à igreja achando que não precisam da comunhão da congregação. Ledo engano, pois na igreja, além de ouvir a exposição da Palavra e cultuar a Deus, na comunhão com os irmãos, estamos cumprindo o que a bíblia ensina: “fomos batizados em um corpo” (1 Cor 12:13), que é o corpo de Cristo. Leia também:

Além de procurar manter a fé em Deus, aceite o fato de que precisa de acompanhamento profissional (Psiquiatra). Faça o tratamento sem quebrar a recomendação médica (isso é muito importante). Procure identificar a causa do problema (todo problema tem uma origem, ele não aparece do nada). Muitas vezes o problema é antigo, ficou guardado e, por conta de uma ou outra pressão da vida moderna, se desencadeia a doença.

Detectado o problema, se afaste dele! Caso não encontre de imediato, se afaste de tudo que lhe causa mal (licença de trabalho; trancar a faculdade – lembrando que tudo dentro do procedimento legal, não é abandonar - se afastar de amizades e ambientes que estejam lhe afetando). Mude sua rotina. A mente pode ter entrado no automático e ficou condicionada a uma rotina que lhe tem feito mal ao longo dos anos. Mude ela! Procure fazer exercícios físicos ao amanhecer e/ou ao final da tarde; passear, no final da tarde, na areia da praia; visitar parques e praças; brincar com criança e como criança; sair para assistir um filme, etc. Tudo isso faz oxigenar o cérebro e abre a mente para outras possibilidades.

Depressão não é o fim!  Homens e mulheres de Deus, registrados na Bíblia, também passaram por tempos de depressão. Mas mantiveram a fé e Deus não os abandonou. Ele os ajudou a superar. 

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2 Coríntios 4:18).

Medite nisso!

Continua...

Coffee Box! Amor Dentro da Caixa.

Coffee Box! Amor Dentro da Caixa.
Um Café da Manhã Delicioso, Inovador e Inesquecível!