SOCORRO! 01 PASTOR CONTRA 400 PROFETAS MENTIROSOS

(Para entender precisa ler os textos base do evangelho: 2ª Crônicas 18:1-34 e Isaías 39:1-8)

Por: Leonardo Theodoro de Aquino(Pastor da IBR/Bessa/JP-PB )

O pastor, como anjo da Igreja, é responsável pelas ovelhas do Senhor que lhe foram confiadas. São homens responsáveis a fazer subir o rebanho de Deus a fontes de águas inesgotáveis e pastos verdejantes, bem como tem o papel de curar as suas feridas e de protegê-las de todas as ameaças externas. No entanto, este ofício vem sendo cada vez mais desprezado nas igrejas, pois o povo santo do Senhor, de vez em vez, como o Rei Acabe fez, tem trocado as  profecias verdadeiras de um único profeta (Micaías) para dar ouvido a 400 profetas mentirosos cujo a intenção é somente agradar para obter vantagens.

As ovelhas do rebanho do Senhor estão cada vez mais expostas aos perigos porque insistem em desobedecer aos seus pastores, passando a dar ouvidos aos falsos profetas.  Antes, eles  apenas  proliferavam-se em diversos círculos de orações de onde invariavelmente aparecem pessoas - cuja procedência e vida com o Senhor desconhecemos - que transmitem mensagens agradáveis e sedutoras e são muito mais aceitas do que a correção, ensino e repreensão, existentes na  palavra de Deus (2 Timóteo 3:14-15).

O fato é que os novos adventos tecnológicos, bem assimilados pelo povo de Deus pelas inúmeras facilidades (e porque não dizer benefícios?), vêm sendo também um instrumento usado por satanás para expandir ainda mais o número dos 400 (quatrocentos) profetas mentirosos, e de um modo ainda mais atraente e sedutor: a comodidade.

Antes os falsos profetas iam de porta em porta, conforme foi advertido por Jesus e os apóstolos (Mateus 24:24, Mateus 7:15, 2 Pedro 2:1, 1 João 4:1 ...), depois começaram a se organizar em grupos heréticos (seitas), idênticos aos das reuniões em pequenos círculos sem vinculação com nenhuma comunidade, depois pela mídia falada e televisiva carreada de pregadores da palavra não compromissados com o Reino de Deus e a sua expansão e nem com  o público que o seu sermão atinge, além de não possuir uma clara subordinação pastoral eclesiológica. Agora por fim, o mais atual e talvez o maior de todos os falsos profetas, os veiculadas pela internet.

A internet é um meio que escreve, fala, interage como se fosse uma pessoa que pode nos ouvir em tempo real e que entra em nossas casas a qualquer dia e hora sem ter uma forma e identificação definida digna de crédito, ou seja, não são mais 400 (quatrocentos) mentirosos, podem ser agora um número imensurável de supostos “mensageiros de Deus” que tem respostas para os seus questionamentos, dúvidas e anseios.

A internet na sua maior expressão de comunicação interativa, a título de exemplo, tem o Facebook, o Twitter,  o instagram e outros que se perderam a conta e todos  vêm exercendo um papel idêntico ao descrito no livro de “Daniel capitulo 9” no que infere o anticristo, que fez uma aliança com o povo de Deus se mostrando como algo bom mas que no decorrer do tempo vem a mostrar a sua verdadeira face e identidade.

Os servos de Deus tem se entregado totalmente aos meios tecnológicos, abandonando os meios seguros e instituídos por Deus que é o de ouvir a sua palavra através das suas lideranças constituídas para este fim que estão compromissados com o Reino de Deus com as suas comunidades congregadas (Efésios 4: .......E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (Efésios 4:10-12)
Sejam obedientes aos seus pastores. Ouçam o conselho deles. Eles estão atentos à condição da vida de vocês e trabalham sob a estrita supervisão de Deus. Contribuam para que a liderança deles seja alegres, não penosa. Porque tornar as coisas mais difíceis?(Hebreus 13.17, AM)

Tem sido comum abrirmos o Facebook e vermos os servos do Senhor se expondo de maneira quase que ridícula a suas intimidades e das suas famílias, ou seja, todos os dias através das publicações falam sobre: as suas vitórias, derrotas, virtudes, fraquezas, frustrações, conflitos, alegrias, tristezas, desabafos e etc., sem se aperceberem que de maneira indireta estão consultando diversos profetas desconhecidos, pois quase sempre estamos  esperando uma contrapartida, ou seja, uma reposta de empatia, de concordância, conforto, consolo, compreensão e  aceitação.

A assertiva acima não só tem tirado a ideia da confissão e arrependimento, como tem aumentando o banco de dados do maligno que rapidamente, com a nossa ficha da vida atualizada em suas mãos, concedemos a ele meios para produzir e criar situações para levar uma resposta do nosso agrado, mas que não é do agrado de Deus. Sendo ele o pai da mentira (João 8:40), desta feita,  implementando com bem mais facilidade o seu grande projeto de matar, roubar e destruir (João 10:10).

A exposição das nossas vidas nos meios tecnológicos nos coloca em uma situação muito parecida do rei Ezequias, escrita no texto sagrado em “Isaías 39:1-8”, que abriu as portas do seu Reino e mostrou tudo que tinha e possuía aos emissários da Babilônia, os mesmos que anos depois voltaram como dominadores e saquearam tudo que o seu reino possuía, e ainda destroçando a sua família.