Administração Penitenciária inicia projeto de ressocialização ‘Construindo a Liberdade’

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) em parceria com e Secretaria de Educação Estadual, iniciou na manhã desta quinta-feira (23), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Carlos Coelho, localizada no bairro dos Bancários, a primeira experiência do projeto “Construindo a Liberdade”, que consiste em realizar a manutenção nas escolas públicas estaduais, utilizando mão de obra dos reeducandos do sistema prisional paraibano.

A primeira ação de manutenção contou com a participação de 18 reeducandos, que iniciaram os serviços de capinagem, reparos hidráulicos, pintura e limpeza da escola. Esses serviços vão proporcionar uma melhoria significativa para os estudantes da unidade escolar estadual, além de despertar nos presos a vontade da reinserção social através do trabalho.

O Secretário Wallber Virgolino comentou que a ação é inovadora, aproximando os reeducandos da população através da prestação desses serviços. “Projetos como esse de ressocialização realizados pela Seap, tornam os apenados importantes para a sociedade, fazendo com que eles se sintam valorizados e tomem gosto pelo trabalho, mostrando que o Estado se preocupa com o bem estar deles e quer que eles se ressocializem. Vale lembrar que antes desses apenados entrarem nesses programas, têm o perfil avaliado e para cada dia de trabalho um dia de pena é reduzido. A meta é expandir o projeto ‘Construindo a Liberdade’ para todas as escolas estaduais da Paraíba.”

“Ressocializar e humanizar são princípios da Execução Penal, fazendo valer esses princípios estamos dando apoio a esta ação ressocializadora, autorizando a saída dos presos do regime semiaberto. Mas hoje temos uma exceção, um preso do regime fechado, o que é uma novidade também, porque esse tipo de trabalho geralmente é executado apenas por reeducandos do regime semiaberto. Estamos a partir desse projeto ampliando esse leque de opções de ressocialização mas, sob vigilância. Tudo isso contribui para todos, o Estado com economia de mão de obra e o preso que se sente útil, usando a habilidade que ele tem para trabalhar”, explicou o Juíz das Execuções Penais da Capital, Dr. Carlos Neves.

A representante da Secretaria de Educação agradeceu a parceria e destacou a integração e união entre as Secretarias Estaduais. “Gostaria de agradecer muito essa parceria com a Seap, porque hoje encontramos escolas que precisam de reformas e qualquer parceria que traga benefício para as unidades educacionais são bem vindas. A escola Dom Carlos Coelho será restaurada e quando os alunos chegarem aqui poderão ver o resultado dessa união e interdisciplinaridade entre a Seap e a Sedec”, disse Wleica Quirino.

Beneficiados
Washington de Lima, de 32 anos que está no regime semiaberto e foi preso por tráfico de drogas falou em nome dos trabalhadores. “Gostaria de agradecer a nova oportunidade para dar a volta por cima e contribuir na reforma e melhoria de uma creche ou escola como esta aqui”.

Outro que também falou foi Aderivaldo de Lima, 44 anos, preso pelo crime de homicídio, único reeducando do regime fechado que está trabalhando no projeto. “Eu vim aqui para dar a minha contribuição como artista e como ser humano. Vou usar a minha criatividade para fazer um obra de arte voltada para as crianças que estudam aqui”.

A segunda etapa do projeto ‘Construindo a Liberdade’ na escola Dom Carlos Coelho acontece no primeiro dia de volta às aulas, quando os reeducandos vão apresentar os trabalhos desenvolvidos por eles aos estudantes e compartilhar as dificuldades que aconteceram por causa dos erros que cometeram e os levaram à prisão. O objetivo é alertar e afastar os jovens do mundo do crime que tenta seduzir os jovens cada vez mais cedo.


Comentários