Perdoar Para Ser Feliz

A vontade de Deus para as nossas vidas é: que O amemos, que nos amemos e que amemos ao próximo, começando por nossos pais, cônjuge, filhos, irmãos, amigos e, não diferentemente, nossos inimigos. 

“Palavras de Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes" (Marcos 12:30-31).

Se a recomendação é para amar ao próximo e a todos, como podemos não amar nossa família? Como podemos deixar que um erro ou um comportamento não agradável gere mágoa a ponto de bloquear a liberação de perdão?

Amar, perdoar e se doar, são práticas de quem vive uma vida feliz. Não vamos deixar de amar nosso filho porque ele fez algo errado, muito pelo contrário. Então, devemos aplicar ao nosso cônjuge, irmão ou aquele que nos ofendeu, a mesma prática, pois errar é humano e isso é muito comum na vida dos que não seguem a Cristo. Ao que tem Cristo no coração e entendimento da Palavra, o Espírito Santo, que habita nele, se encarrega de mostrar que é necessário perdoar e amar.

Amar é uma decisão. E quando, você homem, decide amar sua esposa e, você mulher, decide amar seu esposo, e fazem uma aliança diante de Deus, de familiares e de testemunhas, Deus se alegra, e Sua Palavra é fiel para se cumprir na vida de toda a família. Por isso, antes de pensar em quebrar uma aliança, lembre-se de que Deus faz parte dela. Se quebrar essa aliança, certamente quebrará a aliança com Cristo, pois Cristo não tem comunhão com quem quebra aliança.

Se você já quebrou uma aliança, solucione esse problema urgentemente. Reconheça seu erro e peça perdão a Deus, tratando de restabelecer a Aliança com Cristo, o mais rápido possível, pois se assim não fizer não estará na Aliança dEle, nem debaixo da Sua Graça e de Sua Benção.

Se você não tem conseguido amar seu próximo ou liberar perdão, certamente já quebrou a aliança com Cristo, e deixou de estar debaixo da Graça dEle. Apele por Sua misericórdia enquanto é tempo, e restabeleça a Aliança com Cristo e com sua casa.

Jamais abra a boca pra dizer que tem dificuldade de amar ou perdoar novamente. Pare e pense um pouco: talvez você esteja amando do ponto de vista humano.

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o Sol sobre a sua ira, nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4.26,27).

Se você está tendo dificuldades de liberar perdão a seu cônjuge, ou a quem lhe ofendeu, clame e ore para que Deus lhe dê entendimento e lhe capacite a amar e perdoar, pois só Ele pode te ajudar. Não pense que por você mesmo vai conseguir, pois não consegue. Carecemos da Graça de Deus pra isso.

Entenda: É amar em Cristo Jesus, não é amar por nós mesmos! Entenda que, por nós mesmos, não temos capacidade de amar a ninguém. Precisamos amar o próximo em Cristo Jesus. E, a condição para amarmos o próximo é estarmos em Cristo Jesus, e Deus estar em nós. É estarmos na Aliança com Cristo, pois Ele é Amor, e tudo vem dEle, por Ele e para Ele.

Entenda: É na constância do relacionamento que floresce o verdadeiro amor. Quando isso acontece, a mágoa, a angústia e o rancor se desfazem e resplandece o amor verdadeiro em Cristo.

Oremos constantemente, ao Senhor, para que Ele nos capacite a amar ao próximo, amar nosso cônjuge, nossos filhos, a nossa família.