FELICIDADE CONJUGAL

Na relação conjugal, o casal deve trabalhar, constantemente, para fazer o cônjuge feliz, pois a felicidade de um é reflexo no outro. Quando entendemos isso e agimos como cristão, o resultado é um feedback de harmonia conjugal e familiar. 

“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito” (Efésios 5:33).

A Bíblia nos ensina que, no dia a dia, devemos tomar atitudes de cristão, para que os ensinos contidos nela se cumpram em nossa vida, pois a Palavra de Deus assim garante: 

Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática!” (Provérbios 18:22).

A ação marido e mulher deve ser recíproca. Pois a Palavra do Senhor nos ensina: “mulheres e maridos sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo” (Efésios 5:21), e continua...

“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo” (Efésios 5: 22:30).

Quando nos falta entendimento da Palavra, a leitura do texto acima, remete-nos, num primeiro instante, a rejeição. Muitas dizem: “jamais vou ser sujeita a um homem”. Outros dizem: “não vou praticar isso”Esta é, certamente, uma visão equivocada, pois o casal cumprindo o que está escrito nas Sagradas Escrituras, a felicidade conjugal acontece naturalmente. Por outro lado, quem se nega a praticar o que está escrito, vive com profundos problemas conjugais e pessoais, isso quando não se torna solitário(a), com medo de ser feliz.

Um outro ponto importantíssimo para alcançarmos a felicidade conjugal, é colocar Cristo no centro do relacionamento. Na prática não é tarefa fácil! Nós por nós mesmos não conseguimos! Por isso carecemos da ajuda do Espírito Santo. É Ele quem nos conduz ao entendimento e prática da Palavra. Contudo, só conseguimos com oração. A oração é uma ferramenta muito importante nessa busca, que deve ser feita continuada.

Num relacionamento onde Cristo não é a base, e onde o casal não pratica a Palavra, com o passar do tempo, o que deveria ser chamado de parceria transforma-se em desamor, em rejeição, em irritação. Falo com conhecimento de causa: Só encontrei a felicidade conjugal quando, junto com minha esposa, entendemos a necessidade de ter Cristo em nosso relacionamento, e fizemos da Bíblia nosso livro de regra, fé e prática.

“...Eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17), cumpriu-se a Palavra.

“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!” (Salmo 128:1-4).

Em um relacionamento debaixo da Graça de Cristo, o filho desejará ser para sua futura esposa o que o pai é para a mãe. A filha desejará encontrar um homem que seja, para ela, o que o pai é para a mãe. A filha será para seu futuro esposo o que a mãe é para o pai. Estamos falando de perpetuar o amor nas gerações futuras e termos gerações abençoadas, debaixo da Graça de Cristo.

Que a ternura para com nosso cônjuge esteja presente em todos os atos de nossa vida, para a Glória de Deus.


Meditemos nisso.