TRANSPARÊNCIA

A falta de transparência no relacionamento conjugal é a porta de entrada para a mentira. Isso é muito ruim, pois sabemos que onde reina a mentira, o diabo faz a festa!

Com a mentira, vem o descumprimento do voto de fidelidade, o adultério e uma vida falsa, sem sentido e sem Cristo.

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas” (Colossenses 3:9).

Infelizmente, a falta de transparência tem levado muitos casais a desavença. A desavença leva-os a esconder ou omitir as coisas um do outro, perpetuando o ciclo vicioso da falta de transparência. A falta de transparência leva o casal a esconder seu salário, a senha do celular, do computador, do e-mail, das redes sociais, etc.

O resultado de tudo isso, é um relacionamento pautado na insegurança. É viver de aparência e da mentira. É viver na ilusão! É enganar a si mesmo! Pois nada fica oculto por muito tempo e, quando for revelado, "a casa cai" e a confiança que já era frágil se despedaça.

"Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido" (Lucas 12:2).

Se nada fica oculto aos homens, imagine diante de Deus! E a Palavra de Deus, em Hebreus 4:13, diz:

"Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas."

Precisamos ser transparentes em tudo que fizermos. Quando se diz tudo, é tudo mesmo, desde os mínimos detalhes. Não podemos, jamais, esquecer o que a Bíblia diz:

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” (Lucas 16:10).

Não deixemos que nada fique oculto em nossa vida, seja o que for e com quem for, principalmente com nosso cônjuge, pois se não formos transparentes, a mentira vira rotina e passa a ser uma coisa normal, e o casal deixa de levar uma vida de acordo com as Escrituras Sagradas.

"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Efésios 4:25).

O Salmo 139 diz que Deus sonda e conhece até os pensamentos do homem. Ele sabe se há algum caminho mal, antes mesmo que esse caminho se torne uma prática.

Um fato lamentável na vida conjugal de muitos casais, é que há cônjuge, que dando ouvidos as setas malignas, desenvolve uma desconfiança e um temor sobre as possíveis reações de seu/sua companheiro(a), e acaba se fechando, vivendo um sofrimento solitário, carregando fardos que poderiam ser facilmente aliviados se houvesse transparência em seu relacionamento conjugal.

Que possamos ser transparentes e sinceros em nossos relacionamentos. Primeiro com Deus e com nós mesmos e, certamente seremos com nosso cônjuge, familiares e demais irmãos e amigos. Só assim, a Palavra de Deus se revelará em nós e viveremos sob a Graça de Cristo, sendo luz e exemplo vivo do que Jesus nos ensinou.

Meditemos nisso!