FAMÍLIA COMO UM PRESENTE DE DEUS

Precisamos entender que casamento não é invenção humana, mas criação de Deus. Casamento e família são coisas do céu, nasceram no coração de Deus.

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:24).*

O casamento precisa estar firmado nos princípios sólidos da Palavra de Deus para que não venha romper-se quando experimenta as crises.

Há pessoas se casando para atender uma satisfação pessoal. Cuidado! Não se constitui família para resolver um problema de ordem sexual. Não se constitui família para resolver um problema de solidão. Não se constitui família para se buscar um pai ou uma mãe que nunca teve. E, jamais, se deve constituir uma família por questões financeiras.

Muitos quebram a aliança matrimonial por falta de entendimento da Palavra de Deus. Eu fui um dos que, no passado, quebrei uma aliança, por não entender o que ela representava no campo espiritual. Após minha regeneração, conversão e meu novo nascimento, em Cristo Jesus, pedi perdão a Deus, pedi perdão a pessoa a qual tinha quebrado a aliança e passei a estudar mais a Palavra. Depois que entendi o significado do que é uma verdadeira aliança, firmei uma nova aliança com minha companheira que vivia em União Estável há 12 anos, tendo dois lindos filhos e, para Glória de Deus, já com 5 anos de convertido e 15 anos de vida conjugal, seguiremos até que a morte nos separe.

Os casais precisam entender que casamento NÃO é contrato (Trato em que pessoas assumem obrigações recíprocas. Pode ser desfeito caso uma das partes não cumpra uma de suas obrigações). Precisam entender que casamento é uma ALIANÇA (Pacto baseado na honra. É incondicional, independe da condição do outro. É para toda a vida, não pode ser desfeito).

A Aliança é um compromisso verbal, escrito e assinado, baseado na verdade, assegurando a alguém de que a sua promessa é incondicional e boa para a vida. É feita diante das Sagradas Escrituras, da lei dos homens, e da pessoa de Deus, como UM ATO DE AMOR, ENTREGA E COMPROMISSO UM PELO OUTRO. Vem com responsabilidades ilimitadas. Não tem data de validade; é até que a morte os separe. É planejada para ser inquebrável.

A Bíblia nos alerta sobre a seriedade da aliança. É a Sagrada Escritura que declara que o casamento é uma relação de aliança.

“Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua ALIANÇA. (Malaquias 2:14).

Os homens do passado, através de seus governantes e legisladores, colocaram no papel e oficializaram o casamento. Mas, antes, o casamento e a família nasceram no coração de Deus.

Contudo, manter uma aliança não é algo que se consegue com as próprias forças. Se o casal convida Deus para essa aliança, então a aliança é feita entre três pessoas (Deus + o homem + a mulher), validando assim uma aliança no mundo espiritual e físico. Como Deus nunca falhou em nenhuma de suas alianças, Ele não vai falhar na aliança de um casal.

“E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” (Eclesiastes 4:12).

Se um cordão de três dobras não se quebra tão depressa, imagine uma aliança em que Cristo é a parte mais forte! Ninguém pode separar o que Deus uniu através da aliança.

“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe" (Mateus 19:6)


Precisamos entender que Deus é um Deus de alianças! A Bíblia é um livro de alianças!

Deus fez aliança com Noé, na Palavra que a terra nunca mais seria destruída pelas águas de um dilúvio (Gn 9.12-17). Fez aliança com Abraão, na Palavra de que uma nação inteira de descendentes viria de sua linhagem (Gn 17.1-8). Fez aliança com Moisés, na Palavra de que o povo de Israel seria possessão permanente dEle (Ex 19.3-6). Fez aliança com Davi, na Palavra de que um rei se assentaria em seu trono para sempre (2ª Sm 7.7-17). Fez uma “nova aliança” pelo sangue de Cristo, estabelecendo uma herança interminável e imutável de perdão de pecados e de vida eterna para aqueles que creem nEle (Hb 9.15).

Nenhuma dessas alianças Deus quebrou. Por que você quebraria a aliança que fez em seu matrimônio?

Meditemos nisso!