FAMÍLIA, INSTITUIÇÃO DIVINA

Deus instituiu a família, estabelecendo princípios para governá-la. Criou homem e mulher e instituiu o casamento, unindo-os numa relação de plena comunhão emocional, espiritual e física. O casamento, segundo os preceitos de Deus, é heterossexual e monogâmico, numa aliança indissolúvel, que só termina com a morte de um dos cônjuges. Aos discípulos Jesus falou:

"Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne." (Marcos 10:6-8).

Tudo de Deus é perfeito e o casamento não teria sentido se não fosse para a constituição e formação de uma família. O casamento e a família existem para preservar a raça humana, para o bem-estar de todos, para louvor da glória de Deus.

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31).

A família tem um papel importantíssimo de educar filhos no temor de Deus, para cumprir, no mundo, o seu mandato cultural e espiritual.

Aplicar os princípios bíblicos na vida cotidiana, principalmente na vida conjugal, é fundamental para fortalecer o vínculo que une um casal, contribuindo para um casamento saudável, satisfatório, duradouro e feliz.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).
  
Mesmo vivendo numa sociedade decadente, a família deve ser governada pela santidade. Mesmo vivendo numa cultura de relativismo, a família precisa viver dentro dos propósitos de Deus.

Nossos filhos são herança de Deus e devem merecer nossa maior atenção. Nossos filhos devem cumprir o plano de Deus e contribuir decisivamente na construção de uma sociedade mais humana, mais justa, mais solidária e temente a Deus. Por isso precisamos nos dedicar mais.


Meditemos nisso.