O CRISTÃO CONVERTIDO E O AMOR

O “CRISTÃO POR OPÇÃO” é diferente do "CRISTÃO CONVERTIDO"O primeiro, não produz fruto, consegue, apenas, ser um religioso cumpridor da lei. O segundo, é o cristão que foi regenerado e transformado pelo Espírito Santo, com a presença clara do fruto do Espírito nele.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23).

Observe que na lista da carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas, o amor aparece em primeiro. Se não tem amor, não tem os demais.

A Palavra de Deus diz em 1 João 4:20: 

“Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”

Lá em 1 João 4:7-8, Jesus disse: 

“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

Para amarmos o próximo como Cristo ensinou e amou, se faz necessário a intervenção do Espírito Santo. Se faz necessário que Deus nos capacite. Se faz necessário buscar a comunhão, manter a Aliança com Cristo, manter a Aliança do amor de Cristo em nós. Assim, começamos a amar o próximo por nosso cônjuge, filhos, pais e irmãos, amigos, chegando até os inimigos.

Palavras de Jesus:

“Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mateus 5:44).

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!” (Mateus 5:46-47).

Nos versos 4 a 8 de 1 Coríntios, Capítulo 13, o Apóstolo Paulo descreve como é o amor:

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”

É certo que Paulo não está falando aqui de amor de novela, de um amor mundano. Paulo fala do verdadeiro significado da palavra amor, do amor “Ágape” (amor incondicional). Ele fala da importância de saber amar em Cristo, despindo-se totalmente do egoísmo.

O amor “Ágape” só se adquire quando se “nasce de novo”, ou seja, ele passa a fazer parte da vida daquela pessoa que foi regenerada e se tornou templo do Espírito Santo. Com o amor ágape passamos a praticar o amor sem fazer exigências, e seguimos com o amor parceiro (amor Fileo).

Na carta aos Romanos, no Capítulo 13, versos 8 e 9 diz: 

“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "Não matarás", "Não furtarás", "Não cobiçarás" e qualquer outro mandamento, TODOS SE RESUMEM NESTE PRECEITO: "AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO".

Lá no Capítulo 13 de Coríntios, verso 2 diz: 

“Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.”

Meditemos nisso.