1º de Maio, Dia do Trabalhador

Comemorado em inúmeros países, o Dia do Trabalho é celebrado todo dia 1º de maio. O histórico do surgimento da data começa no de 1886, quando um grupo de trabalhadores decidiu ir as ruas de Chicago (EUA) para lutar pelos seus direitos trabalhistas. Em seguida a Internacional Socialista de Bruxelas, reunida em Paris, reserva este dia para que os trabalhadores pudessem reivindicar melhores condições de trabalho.

Em 1919, o Senado Francês resolveu aproveitar a data para torná-lo feriado. Um ano depois, a Rússia também adota a data como feriado nacional. A partir dai, uma série de outros países resolveram adotar a data como feriado.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressava, especialmente, pelo costume que os governos tinham de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

Comentários