Operação Medusa

“OPERAÇÃO MEDUSA”

A maior operação integrada de segurança pública no combate a venda ilegal de carteiras de habilitação


Uma mega operação denominada “Operação Medusa”, está em andamento neste momento. O cerco policial está ocorrendo em várias cidades, como Campina Grande, Alhandra, Sousa e Taperoá. Quinze pessoas já foram detidas, entre donos de autoescola e funcionários do Detran.

Mais de 40 pessoas serão indiciadas. As investigações começaram a partir de dados da ‘Operação Espelho de Prata’.

A ação tem como objetivo realizar a prisão de organização criminosa especializada em cometer fraudes na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação – CNH. O número de CNH`s fraudadas pode chegar a 100 mil e eram fornecidas para condutores residentes nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e até Rio de Janeiro.

Para emitir as CNH`s de condutores residentes em outros Estados, a quadrilha utilizava endereços falsos. A fraude acontecia com a participação de funcionários do Detran/PB, despachantes e autoescolas. As CNH`s eram emitidas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e os candidatos interessados bastavam assinar a Habilitação, sendo que muitos dos documentos eram emitidos para pessoas analfabetas funcionais.
A Operação Medusa conta com a participação de mais de 200 policiais, entre Policias Rodoviários Federais, Civis e Militares, além de servidores do Ministério Público Estadual e da Corregedoria do Detran/PB. Essa é a maior operação integrada de segurança pública realizada no Estado da Paraíba. Estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão em Campina Grande, Sousa, Taperoá, Umbuzeiro e Alhandra.
Medusa - A ação integrada recebeu o nome de “Operação Medusa” fazendo alusão à mitologia grega. Medusa é uma figura da mitológica grega que, segunda a lenda, tinha o cabelo constituído por diversos tentáculos formados por cobras e que apenas poderia ser morta ao cortar a sua cabeça sem olhar diretamente para a sua face, pois o simples ato de olhar diretamente para ela era um ato mortal, pois petrificava as suas vítimas. A Medusa representa na Operação os diversos tentáculos da organização criminosa que atuava dentro do Detran/PB e que para ser eliminado o ato de corrupção precisava alcançar os servidores envolvidos no esquema de corrupção. 

Do Blog com o Portal Correio da Paraíba

Comentários