== TECNOLOGIA ==
Pilhas com entrada USB

E se existissem pilhas com entrada USB? A invenção ainda não está à venda, mas já foi desenvolvida por quatro designers, segundo o site especializado Yankodesign.

A ideia é que essas pilhas possam ser recarregadas em qualquer computador ou tomada e depois usadas como bateria extra em celulares, máquinas fotográficas, brinquedos, tocadores de MP3 e vídeo-games portáveis.

R7


Criado um sistema que permite fazer ligação no celular ao olhar para os números


A tela sensível ao toque dos mais modernos celulares parece obsoleta diante dos resultados da pesquisa de um grupo formado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego e da Universidade de Hinschu, em Taiwan. O estudo mostrou como usuários podem discar números no celular ao olhar para eles. 

O princípio básico usado é que o cérebro das pessoas emite sinais elétricos de diferentes frequências, dependendo do que a pessoa está tentando fazer ou do seu estado cognitivo, explica Tzyy-Ping Jung, da Universidade da Califórnia, um dos responsáveis pela pesquisa. 

Esses sinais podem, então, ser captados e decodificados. 

Os pesquisadores tiraram proveito de um tipo de atividade cerebral que é uma resposta natural da pessoa a estímulos em frequências específicas. "Por exemplo, quando você olha para uma luz piscando dez vezes por segundo, o seu córtex visual exibe uma atividade rítmica na mesma frequência." 


BENEFÍCIOS 

Os benefícios imediatos da tecnologia, segundo Jung, são vistos em pessoas paralisadas ou que têm alguma deficiência física severa. 

O próximo passo, segundo Jung, é usar o sistema para controlar televisões, equipamentos de vídeo e áudio e jogar videogames. "Mas nosso objetivo é ainda maior. Acreditamos que essa tecnologia pode aumentar nossas habilidades cognitivas." 

A tecnologia ainda não está à venda. O grupo pretende aumentar a eficácia da detecção de sonolência e ainda não fez planos para a comercialização, diz o pesquisador.

Fonte: folha uol.

Comentários