Celular vai servir como controle remoto para residências

Aparelhos celulares e tablets com sistema operacional Android, criado pelo Google para equipamentos móveis, vai servir como controle remoto para as casas do futuro.

Durante apresentação no evento Google I/O, realizado em San Francisco, nos EUA, a empresa mostrou um conjunto de tecnologias batizado de "Android@Home", que servirá para integrar os aparelhos celulares a eletrodomésticos comuns.


Com o sistema, que utiliza um padrão aberto de comunicação sem fio mais barato que o wi-fi, desenvolvedores poderão criar aplicativos para ligar e desligar lâmpadas, programar o funcionamento de máquinas de lavar e conectar o despertador do telefone celular a TVs, aparelhos de som e até, por exemplo, o aquecedor de água. As primeiras lâmpadas compatíveis com o sistema devem chegar ao mercado no fim de 2011.


Telefones e tablets também poderão conversar com um servidor doméstico compatível com Android. Batizado de "Project Tungsten", ele armazena música, fotos e vídeo. A novidade está na forma que o aparelho adquire a mídia: um usuário encosta a caixa de um CD no aparelho, que identifica - por meio de tags RFID, por exemplo - o título do álbum. Automaticamente todo o conteúdo do disco é baixado da internet. Encoste o CD mais uma vez, e o aparelho começa a reproduzir a primeira faixa do álbum.


Além da integração residencial, o Google mostrou uma plataforma para o desenvolvimento de equipamentos aptos a "conversarem" com o Android. Na demonstração, a empresa utilizou uma esteira capaz de passar informações sobre consumo de calorias para o celular. O projeto é baseado no microcontrolador Arduino, plataforma de código aberto para o desenvolvimento de eletrônicos e pequenos sistemas robóticos.


Comentários