UEPB anuncia esta semana 188 vagas de professor em concurso

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deverá publicar na próxima semana o edital do concurso público para o preenchimento de 188 vagas de professor. A previsão da Pró-reitoria de Planejamento é de que o processo seletivo será realizado na primeira quinzena de julho com contratação imediata para início das aulas no segundo semestre letivo. Também há previsão de abertura de 200 vagas para servidores, ainda sem data definida para publicação do edital.

Todos os departamentos da UEPB nos oito campi espalhados no Estado serão contemplados com as contratações de novos professores. O objetivo da instituição é reduzir pela metade o número de professores substitutos, aqueles que exercem a função com contrato de trabalho temporário.

“Essas vagas do concurso já estão ocupadas por temporários em caráter precário. Atualmente, mais de 30% dos professores da UEPB são substitutos e em médio prazo o planejamento é equilibrar essa situação e ter um quadro estável”, explicou Antônio Rangel Júnior, pró-reitor de Planejamento.

A maioria das vagas para professores vai exigir doutorado e apenas em casos excepcionais deverão ser abertas vagas para mestres e especialistas, de acordo com a demanda de cada curso. “A tendência geral é abrir vagas para doutores, mas em alguns casos temos dificuldades de encontrar pessoas com doutorado em áreas que tem carência de pós-graduação no país, o que deve haver vagas para mestres e só excepcionalmente para especialistas”, concluiu Rangel.

Os cursos de arquivologia, contabilidade e língua estrangeira (inglês e espanhol) estão entre as mais cotadas para abrir vagas para quem não possui doutorado.

Para a contratação de servidores, uma equipe da UEPB está fechando o levantamento do número de vagas em cada departamento e a estimativa é que todas as cerca de 200 vagas devem ser preenchidas até o final do ano.

A maioria das vagas será para funções de nível médio, que devem ficar com 70% a 80% do total de novos postos de trabalho, mas haverá também vagas para profissionais com nível superior. A UEPB tem oito campi em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

Fonte:Jornal da Paraíba  

Comentários