“WALLBER VIRGOLINO, CORREGEDOR DO DETRAN/PB, É O ENTREVISTADO DA SEMANA”

Wallber Virgolino da Silva Ferreira é Delegado de Polícia Civil de carreira. Nasceu em 15/10/78 e ingressou na Polícia Civil da Paraíba em 17/08/06. Com apenas 33 anos de idade e 05 anos de Polícia Civil na Paraíba, Wallber se destaca por apresentar uma vasta folha de bons serviços prestados a sociedade paraibana.

Com uma atuação firme, enquanto integrante da força de segurança de nosso estado, Wallber, que já foi Delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil - GOE, de pronto atendeu o convite do Blog para, em poucas linhas, falar do órgão que, com muita competência, atualmente comanda.

A entrevista na íntegra

Blog -  Qual o tipo de trabalho é desenvolvido pela Corregedoria do DETRAN?

Wallber Virgolino - A Corregedoria do DETRAN/PB, hoje exerce um trabalho nunca antes desenvolvido por um Órgão não operativo (não policial em sua essência), uma vez que além de desenvolver sua função típica de fiscalizar e promover correições no âmbito interno do DETRAN/PB (restrito aos funcionários do DETRAN, ainda, desenvolve uma atuação repressora ao Crime Organizado pertinente as questões de trânsito, fraudes e adulterações de documentos e veículos, contribuindo também para o fortalecimento da Segurança Pública da Paraíba, resgatando a credibilidade dos serviços prestados pelo DETRAN e com a diminuição de roubos, furto e clonagens de veículos e toda sorte de falsificação.

Blog -  Quantas operações a Corregedoria do DETRAN/PB já efetivou no ano de 2011?

Wallber Virgolino - Foram várias as operações deflagradas pelo DETRAN/PB, isolado ou com parcerias entre outras forças policiais e o Ministério Público do Estado/PB, quais sejam: OPERAÇÃO MEDUSA; operações em Campina Grande, que desarticularam a venda de lacres; operações em João Pessoa, que desarticularam fraudes na retirada de CNH's e nas vistorias; sendo a mais recente, a OPERAÇÃO VELOCIDADE LIMITADA, que desmantelou os rachas de carros de luxo em Rodovias Estadual e Federal da Paraíba.

A OPERAÇÃO MEDUSA E VELOCIDADE LIMITADA, repercutiram em todo o Brasil, inclusive foram veiculadas no Jornal Nacional, da REDE GLOBO de Televisão e em outras emissoras conhecidas em nível nacional. As reportagens mostraram a atuação da Corregedoria e da Polícia, dignificando não só o DETRAN/PB e a Segurança Pública, mas, sobretudo, o próprio Estado da Paraíba, que não tolera os desvios e as ilegalidades.

Só este ano, já são mais de 100 pessoas presas, ações essas desenvolvidas pela Corregedoria do DETRAN de forma isolada ou em parceria com o setor de Policiamento do DETRAN, por intermédios de blitz que repercutem todos os dias na mídia estadual. Nunca se viu isso antes no Estado. Tudo isso graças a dedicação, competência e espírito de integração com outras instituições.

Blog -  Quantos integrantes possui a Corregedoria do DETRAN/PB?

Wallber Virgolino - Pasmem, a Corregedoria do DETRAN/PB, possui apenas dois integrantes, quais sejam: EU (WALLBER VIRGOLINO) como Corregedor Chefe e o Ten. PM CESAR URACH atuando como Corregedor Auxiliar, porém nunca passou em nossas cabeças de esmorecermos e deixarmos de trabalhar, pois como diria o Capitão Nascimento no filme TROPA DE ELITE: “MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA”;

BLOG: Qual a delimitação territorial da Corregedoria do DETRAN?

Wallber Virgolino - A Corregedoria do DETRAN tem atribuição em todo território estadual e nossa equipe já visitou durante o ano de 2011, quase todos os Postos e Ciretran’s do DETRAN/PB, não apenas fiscalizando, notadamente, orientando e apoiando os funcionários de bem e honestos na labuta diária.
BLOG: Qual a diferença entre Posto e CIRETRAN?

Wallber Virgolino – O Posto é um setor vinculado diretamente e dependente da Sede do DETRAN/PB, em João Pessoa, instalada nas pequenas cidades do interior da Paraíba com o objetivo de efetuar atendimentos de primeira necessidade da população, como por exemplo: imprimir guias para emplacamentos e retiradas de CHN’s, etc. Já as CIRETRANS, são os postos avanços do DETRAN nas grandes cidades do interior do Estado (Campina Grande, Guarabira, Patos, etc.), que prestam serviços mais completos como: emplacamentos de veículos, retiradas de CNH’s, etc.

BLOG: Qual a missão precípua da Corregedoria do DETRAN/PB?

Wallber Virgolino - É resgatar a credibilidade dos serviços prestados pelo DETRAN/PB, em toda a Paraíba, reconstruindo a autoestima dos funcionários e restaurando a confiança e o respeito da população para com o mister desenvolvido pelo DETRAN/PB, tratando os homens de bem com respeito e educação e, os facínoras, com os rigores da Lei, sem admitir qualquer tipo de influencia externa ou interna, seja de quem for.