Dieta sem alimento ácido reduz sintoma de refluxo
O ácido estomacal sempre foi tido como culpado pelo refluxo gástrico. Agora, os especialistas estão começando a achar que o problema não acontece só por causa do ácido que está voltando do estômago, mas também da comida que está descendo.

A ideia tem feito barulho por causa de livros como "Crazy Sexy Diet" (A dieta louca e sexy, do médico Dean Ornish, sem edição no Brasil) e o "The Acid-Alkaline Food Guide" (O guia de alimentos ácidos e alcalinos, da médica Susan Brown, também sem tradução). As obras defendem que é possível melhorar a saúde equilibrando a acidez da dieta.

Neste ano, um estudo pequeno mostrou que restringir o ácido alivia os sintomas do refluxo, como tosse e rouquidão, em pacientes que não melhoram com remédios. A pesquisa foi publicada na revista "Annals of Otology, Rhinology & Laringology".

No estudo, 12 homens e oito mulheres com refluxo, que não melhoravam com remédios, fizeram uma dieta com baixa acidez por duas semanas. Foram eliminados todos os alimentos e as bebidas com pH menor que 5.

Quanto mais baixo o pH, maior é a acidez. Refrigerantes diet, por exemplo, têm pH de 2,9 a 3,7. Segundo o estudo, 19 dos 20 pacientes melhoraram, e três se livraram totalmente dos sintomas.

A autora, a médica Jamie Koufman, defende a dieta em seu novo livro: "Dropping Acid: The Reflux Diet Cookbook & Cure" (Pingando ácido: o livro de receitas e a cura da dieta do refluxo).

Fonte: Folha.com


Comentários