DICAS SOBRE AUTOMÓVEIS

Pastilhas de freio

Para examinar o estado das pastilhas, levante o carro com o macaco e retire a roda. Se o disco de freio estiver arranhado, as pastilhas estão parcial ou totalmente gastas. Pode ocorrer, no entanto, que o disco se apresente em bom estado e, mesmo assim, as pastilhas estejam gastas. Já o disco de freio, estando danificado, deve ser retificado ou, dependendo da gravidade do dano, substituído. Se o trem traseiro do carro possui sistema de freio a tambor (lona), faz-se esta inspeção somente nas rodas dianteiras.


Bateria

Antes de trocar a bateria, verifique se o som e alarme são codificados, pois será necessário ter os códigos para reativar os mesmos. Sem os códigos, é melhor fazer a troca com pessoal especializado. Você pode substituir a bateria por outra de amperagem maior, aumentando a performance dos itens elétricos. Mas é preciso trocar também o alternador por um compatível com a bateria nova.

Amortecedores

Um amortecedor velho pode ser facilmente identificado passando sobre uma lombada, por exemplo. “O lado que estiver com o amortecedor velho, afunda mais facilmente”, afirma Sérgio Albuquerque, especialista da oficina Impacto Especiais. Ainda em uma curva, também é possível notar se o carro afunda mais de um lado do que do outro.

Olhar para o amortecedor também pode ser uma boa para descobrir se há problemas. Ele tende a “suar” quando antigo, permitindo a penetração de poeira e outras sujeiras. “Há casos de peças estouradas sem o dono perceber. Se houver pingos de óleo sob a roda, a chance disso ter acontecido é grande”, completa. Sérgio diz ainda que os ruídos por desgaste de borrachas são comuns, mas o de amortecedores são diferentes. “São batidas fortes, com barulho seco, facilmente o motorista percebe”, finaliza.

Fonte: Gazeta do Povo e Auto Esporte



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