DICAS SOBRE AUTOMÓVEIS
Pastilhas de freio
Para examinar o estado das pastilhas, levante o carro com o macaco e retire a roda. Se o disco de freio estiver arranhado, as pastilhas estão parcial ou totalmente gastas. Pode ocorrer, no entanto, que o disco se apresente em bom estado e, mesmo assim, as pastilhas estejam gastas. Já o disco de freio, estando danificado, deve ser retificado ou, dependendo da gravidade do dano, substituído. Se o trem traseiro do carro possui sistema de freio a tambor (lona), faz-se esta inspeção somente nas rodas dianteiras.
Bateria
Antes
de trocar a bateria, verifique se o som e alarme são codificados, pois será
necessário ter os códigos para reativar os mesmos. Sem os códigos, é melhor
fazer a troca com pessoal especializado. Você pode substituir a bateria por
outra de amperagem maior, aumentando a performance dos itens elétricos. Mas é
preciso trocar também o alternador por um compatível com a bateria nova.
Amortecedores
Um amortecedor velho pode ser
facilmente identificado passando sobre uma lombada, por exemplo. “O lado que
estiver com o amortecedor velho, afunda mais facilmente”, afirma Sérgio
Albuquerque, especialista da oficina Impacto Especiais. Ainda em uma curva,
também é possível notar se o carro afunda mais de um lado do que do outro.
Olhar para o
amortecedor também pode ser uma boa para descobrir se há problemas. Ele tende a
“suar” quando antigo, permitindo a penetração de poeira e outras sujeiras. “Há
casos de peças estouradas sem o dono perceber. Se houver pingos de óleo sob a roda,
a chance disso ter acontecido é grande”, completa. Sérgio diz ainda que os
ruídos por desgaste de borrachas são comuns, mas o de amortecedores são
diferentes. “São batidas fortes, com barulho seco, facilmente o motorista
percebe”, finaliza.
Fonte:
Gazeta do Povo e Auto Esporte
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