AUTOMÓVEIS: CHECK LIST ANTES DA COMPRA

Ao comprar um usado, você checa motor, câmbio, suspensão e lataria. Mas pensou em dar uma olhada nos pneus? Ah, não tem problema porque depois você manda trocá-los junto com o óleo e os filtros, né? Calma lá. Sabia que num automóvel comum eles podem representar 1 000 reais a mais no valor final? Numa picape ou importado, passa fácil dos 2 000 reais. No caso de descobrir um defeito no airbag, o reparo pode atingir níveis estratosféricos. Antes de fechar seu próximo negócio, aprenda a checar o que ninguém lembra na hora da compra.

PNEUS
Muitas pessoas adquirem um automóvel sem prestar atenção no custo de reposição dos pneus. Em veículos populares os quatro pneus custam em média 600 reais. Num sedã médio, passam dos 1 000, mas em alguns importados um único pneu pode custar até o dobro dessa quantia. Verifique também se o carro conta com macaco, chave de roda e estepe: em alguns casos eles estão ausentes, pelo fato de o carro estar equipado com pneus do tipo run-flat, caso dos BMW.

AR-CONDICIONADO
Ele já é um equipamento relativamente popular, mas poucos sabem que ele precisa ser acionado regularmente para evitar que alguns de seus componentes estraguem por falta de uso. O mais caro deles é o compressor, cujo preço costuma variar de 900 a 4 000 reais. Também pode ocorrer o vazamento do evaporador, situação em que o custo de mão de obra para desmontar o painel (em torno de 1 000 reais) é praticamente o dobro do valor da peça. Se o problema for só a falta de gás refrigerante, não é sério, pois sai por menos de 150 reais. Também vale a pena conferir o funcionamento dos botões e do display, no caso de ar-condicionado digital.

BORRACHAS DE VEDAÇÃO
Dois sintomas de falha na vedação são o barulho de vento entrando pelas portas quando se trafega acima dos 80 km/h ou a infiltração de água mesmo em dias de garoa leve. Além do aborrecimento, a borracha de vedação original de uma única porta custa em torno de 100 reais para um automóvel popular, valor que pode chegar a mais de 500 reais em um importado. Vale ressaltar que é bom prestar atenção especial na vedação do teto solar.

CÂMBIO AUTOMÁTICO
Em geral ele é muito confiável, mas não está livre de apresentar problemas. Um teste simples é movimentar a alavanca entre as posições N e D com o motor ainda frio: a alavanca deve ter curso livre e suave, e o câmbio deve carregar e começar a movimentar o carro sem o auxílio do acelerador (o chamado creeping) em no máximo 1 segundo. Em movimento, não deve haver trancos nas mudanças nem patinagem excessiva, especialmente em aclives. Uma revisão completa com substituição de componentes custa de 4 500 a 6 000 reais.

CENTRAL MULTIMÍDIA
Vale o mesmo cuidado em relação ao display do ar-condicionado digital, principalmente no caso de telas sensíveis ao toque, que exigem mão de obra especializada. Em muitos casos a exposição a vibrações, variações de temperatura e umidade acabam por abreviar a vida útil desses componentes, resultando em um computador de bordo ou aparelho de som inoperante. Muitas vezes é preciso trocar toda a central multimídia, reparo que pode chegar a 3 000 reais.

BANCOS COM ACIONAMENTO ELÉTRICO
Verifique se todos os comandos funcionam e se não está faltando nenhum botão de acionamento. Trata-se de um componente muito difícil de ser encontrado no mercado. Um servo elétrico queimado custa em torno de 1 400 reais, fora a mão de obra.

AIRBAG
Muitos veículos batidos retornam às ruas mesmo depois que tiveram sua perda total declarada pela inviabilidade econômica da reposição dos airbags e dos pré-tensionadores dos cintos de segurança. Quando há um problema nos módulos, sensores ou dispositivos pirotécnicos, uma luz de acende no painel para indicar a avaria. Mas comerciantes inescrupulosos simplesmente a desligam. Na maioria dos casos, a seguradora nem aceita a cobertura de veículos nesse estado. O truque é verificar se a luz do sistema acende e apaga logo após virar a chave no contato. Se isso não ocorrer, caia fora. Ou leve-o a uma concessionária para verificar se todo o sistema está em ordem, pois o custo total de reposição pode ultrapassar os 20 000 reais, se depois tiver de instalar airbags novos.

TRAÇÃO 4X4
Na maioria dos utilitários esportivos modernos, a tração 4x4 depende do bom estado da corrente de transmissão localizada no interior da caixa de transferência. Ela costuma ser danificada por falta de lubrificação ou por uso incorreto. É mais fácil identificar uma corrente gasta em veículos com sistema de tração permanente, pois ela escapa com facilidade, gerando trancos na condução do veículo. O reparo gira em torno de 2 500 a 3 000 reais, incluindo a mão de obra.


FREIOS ABS
A melhor maneira de verificar seu funcionamento ainda é simular uma frenagem de emergência. Nessa hora, o motorista deve sentir o pedal de freio pulsando acompanhado de um ruído característico. Avarias também são identificadas por uma luz no painel, outra vítima dos comerciantes inescrupulosos. Um módulo eletro-hidráulico pode muitas vezes superar os 3000 reais, ao passo que cada sensor de roda custa em média 400 reais.

TETO SOLAR
Outro item fácil de ser verificado, ele deve operar suavemente, sem trancos ou engasgos. Rangidos e estalos indicam mecanismo danificado ou com lubrificação deficiente, exigindo os cuidados de um especialista. Ferrugem na chapa ou nos mecanismos é um claro indício de falha na vedação e/ou mau uso. O reparo do teto solar raramente custa menos de 1000 reais, podendo alcançar o dobro ou o triplo desse valor, dependendo das avarias.

Fonte: QuatroRodas