Sítio do Picapau Amarelo volta ao ar como desenho animado


Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó e Tia Nastácia voltam ao ar a partir do dia 7 de janeiro na TV Globo, nas manhãs de sábado. 


A turma do Sítio do Picapau Amarelo, criada pelo escritor Monteiro Lobato, virou um desenho animado. “É um grafismo moderno, mas a gente teve a preocupação de retratar o Brasil e a região onde a história se passa. Os desenhos são modernos, digitais, mas humanizados”, diz o diretor da animação, Humberto Avelar.
Os 26 primeiros episódios são baseados na obra “Reinações de Narizinho”. O roteirista Rodrigo Castilho falou sobre a missão de transformar as histórias em desenhos de 11 minutos. “A partir de trechos do livro, a gente foi criando os episódios. Eu queria ser muito fiel ao Monteiro Lobato e à alma daqueles livros”, contou. Ele citou que, em um trecho do livro, o escritor cita que Marquês de Rabicó nunca cumpre as promessas que faz. A partir dessa passagem, os roteiristas escreveram um dos episódios.
A família de Monteiro Lobato participou de todo o processo, desde a criação dos desenhos até a aprovação das sinopses. O ilustrador Bruno Okada criou o traço. “Nós fizemos um concurso com 8 a 10 ilustradores e o escolhemos. [Os desenhos] são muito simples, mas também muito modernos”, disse o diretor de licenciamento da TV Globo, José Luiz Bartolo. Em torno de 60 produtos já estão licenciados com os novos desenhos.

Apesar de a animação ser direcionada para as crianças, o diretor Humberto Avelar acredita que ela vai também atrair os adultos. “A nossa preocupação foi trazer uma série ágil e engraçada. Uma das orientações que a gente deu para eles [atores] era a de fazer uma série muito divertida”, contou.

Fonte: G1