Seis bairros terão 15 atrações artísticas

Circo, teatro, músicas populares, dança e poesia juntos como artes integradas, além de shows de reggae, rock e música regional estão na programação.

As apresentações terão inicio às 17 horas e 19 horas, dependendo da localidade. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).


Castelo Branco – o acordeonista Joabe Dantas fará apresentação na Praça Nossa Senhora da Paz, conhecida também como Praça da Cultura, às 19h. O compositor, nascido em Picuí em 1988, se radicou ainda criança em João Pessoa e teve seu primeiro contato com a música aos 14 anos de idade.

Manaíra – "A História da Palavra no Tempo”, é o espetáculo que o Grupo Perambularte apresenta na Praça Alcides Carneiro, às 17h.  O trabalho traz uma reflexão a respeito de qual teria sido a primeira palavra falada. Em uma linguagem regional e cômica, os personagens brincam e criam novas palavras até descobrirem que "luz” foi o termo que iluminou e deu origem a tudo o que existe.

Bessa – as canções com mensagens de paz, esperança e consciência, utilizadas para fomentar a cultura e diminuir a diferença entre credos, raças e status social vão marcar a apresentação da Banda Rastamen na Praça do Caju, a partir das 19h. Para o grupo, o reggae não é só um estilo musical, mas sim uma ferramenta para questionar, formar e transformar opiniões.

Padre Zé – Monstro é uma banda instrumental que se inspira em jam sessions para fazer uma sonoridade permeada por riffs e grooves, que partem do improviso do jazz e seguem até o rock. O processo de criação envolve ainda experimentalismos diversos, a fim de mostrar diferentes impressões, funcionando como um acabamento sonoro. Ela será a atração da Praça da Conquista, às 19h.

Funcionários I – na Praça Lauro Wanderley, a partir das 19h, o público poderá assistir ao espetáculo de artes integradas Tecnoscène, que envolve teatro e música. O trabalho traz um diálogo multifacetado entre pegadas rítmicas, sons e convenções musicais, possibilitando criar e experimentar.

Jaguaribe – O Oitavas no Choro é a atração da Praça Aquiles Leal a partir das 19h. A ideia de criar o grupo nasceu do  reencontro de alguns amigos e afinidades musicais. O nome faz alusão a um dos intervalos musicais que ilustram as partituras dos choros, contribuindo com os desenhos melódicos do gênero, considerados dinâmicos e complexos. O show terá a participação especial da cantora Soraia Bandeira.

Funcionários II – o grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) sobe ao palco da Praça Bela a partir das 19h. Trata-se de um projeto desenvolvido com os agentes de limpeza da Prefeitura de João Pessoa. É formado por servidores, que utilizam objetos encontrados no lixo como instrumentos musicais, a exemplo de tonéis, baldes, vidros e até peças de caminhão e computador.

Conjunto Residencial Gervásio Maia – na Praça da Esperança, a partir das 19h, a animação fica por conta da Comedores de Lixo. Fundada em 1996, a banda teve como elemento base agregar idéias de cunho social à sua musicalidade, usando para isso o estilo hardcore. No repertório desta sábado, os músicos vão tocar composições autorais já registradas em álbuns e coletâneas, como "Justiça”, "Trabalho Infantil”, "Duas Versões”, "Ação Social”, entre outras faixas. Atualmente, a Comedores de Lixo conta em sua formação com Beto (bateria), Marcel (baixo), Lawrence (vocal) e Roninho (guitarra).

Valentina – Os Três do Norte será a atração da Praça Soares Madruga, às 19h. O grupo teve inicio em 1986. Atualmente, é composto por Lourenço Molla (acordeon), Milton Lima (vocal, triângulo e pandeiro) e Josil Lima (zabumba e vocal). No repertório estão sucessos de Luiz Gonzaga, Flávio José, Alcymar Monteiro, Trio Nordestino, Três do Nordeste, Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho, Hermelinda, Nando Cordel e outros artistas de estilo regional.

Alto do Mateus – formada em 2010, a Sou Karma vai levar o rock à Praça das Mangueiras, a partir das 17h. Surgida em 2010, a banda recebe influência de The Beatles, Aborto Elétrico, Detonautas Roque Clube, Legião Urbana, Ramones, Social Distortion, Nirvana, Red Hot, Rage Against, Los Hermanos e outras formações nacionais e internacionais. O grupo tem como integrantes Ruana e Tiago (guitaras), Kadniel (baixo), João Ewerton (bateria) e Pedro (vocal).

Convidados da Sedes em cinco praças – a Sedes está levando nesse sábado para o 'Circuito Cultural das Praças' seis atrações em cinco bairros, acrescentando assim mais grupos e artistas para animar os espaços, além daqueles selecionados via edital público para o projeto. O objetivo é dar maior visibilidade aos trabalhos artísticos desenvolvidos pelas comunidades de João Pessoa.

Na Praça Nossa Senhora da Paz, conhecida também como Praça da Cultura, o convidado é o grupo de samba Raça Popular, formado por sete componentes e há 20 anos na estrada. A Banda Diplomata–83, que tem no repertório músicas da MPB, se apresenta na Praça Bela, no Funcionários II.

A Roda de Break vai levar a cultura hip-hop à Praça Soares Madruga, no Valentina de Figueiredo. Enquanto isso, no Alto do Mateus, a Praça das Mangueiras vai acolher a Família Z-A. Ainda no sábado, o hip-hop do Atitude Humana e o rap do Estrela Solidária serão as atrações convidadas da Sedes para a Praça do Caju, no Bessa.

Fonte: SECOMJP