Educação: 10 dicas para envolver alunos em sala
Os
professores da Cochrane Collegiate Academy, na Carolina do Norte, Estados Unidos,
desenvolveram um modelo de instrução chamado “Aprendizado Alternativo”
(Alternative Learning em inglês) para alunos que apresentam baixo desempenho em
sala de aula.
O
método é uma junção das suas 10 melhores práticas chamadas de “não
negociáveis”. Os professores tentam colocá-las em prática em todas as lições,
todos os dias. Confira a seguir:
1) Pergunta
essencial:
Qual é o objetivo
pretendido com a lição? Lembre-se de
fixar apenas uma questão essencial por aula e os alunos devem ser capazes de responder
a essa pergunta até o final da lição. Com essa questão, os professores
precisam ser bem específicos sobre o que eles querem que os alunos façam e qual
é o nível máximo de aprendizado. Os estudantes têm que ser capazes de analisar
e aplicar o conteúdo, não apenas responder a questão com “sim” ou “não”.
2) Estratégia de
ativação:
É uma estratégia que
estimula os estudantes ativamente, pensando ou fazendo uma conexão com o
material que está sendo apresentado no dia. Faça uma conexão do
conteúdo com o mundo exterior para ver o quanto seus alunos já sabem ou se
lembram.
Com
a tecnologia disponível atualmente, uma boa opção são os videoclipes. Os
estudantes adoram ver seus vídeos e desenhos favoritos como material de estudo.
À primeira vista, eles não sabem o que vai acontecer. Então, se focam apenas no
vídeo, mas depois que o professor fornece a conexão os estudantes começam a se
interessar pelo conteúdo.
3) Vocabulário
relevante:
Vocabulário relevante
deve estar presente nas suas lições. Mas mantenha seu vocabulário limitado ao
que os seus estudantes são capazes de lidar. E tenha certeza de
que as palavras estão sendo usadas no contexto correto. Seus alunos devem
interagir com as palavras.
Os
professores precisam saber o que é mais importante e efetivo. O vocabulário
pode ser ensinado por meio de recursos gráficos, experiências dos alunos ou o
que você acreditar que pode melhorar o desempenho dos seus alunos.
4) Tempo limitado:
Sua aula deve ter um
tempo limitado. Depois de 12 a 15 minutos de palestra, envolva os alunos em
alguma atividade, mesmo curta, que dure apenas alguns minutos.
Os
alunos não são capazes de manter a atenção por tempos muito longos, por isso,
sua aula deve ser fragmentada. É importante envolver os alunos em atividades
diferentes da rotina. Depois de dois ou três minutos que eles estiverem em uma
atividade, retome o assunto por mais alguns minutos.
5) Gráficos
organizadores:
O uso de gráficos
organizadores permite que os alunos classifiquem informações de forma visual,
além de rever informações mais antigas.
Os
alunos precisam ser capazes de conceituar as informações que lhes estão sendo
oferecidas. O gráfico é um modo agradável para o estudante fazer isso. Ao olhar
para informações organizadas é mais fácil fixar a informação. E ao estudar o
aluno prefere olhar para um gráfico bem organizado do que ler um caderno com
milhares de anotações.
6) Movimente os
estudantes:
Se movimentar é uma
necessidade dos estudantes. Em algum ponto durante a instrução eles necessitam
de movimento. Isso garante que eles estejam ativamente engajados.
Esse
é, provavelmente, o maior desafio dos professores, porque pode ser intimidante
colocar os estudantes em movimento. Mas é possível colocar os estudantes para
se movimentar de várias formas, especialmente porque alunos não gostam de ficar
sentados.
7) Pensamentos de
ordem superior:
Apresente aos alunos
pelo menos três pensamentos de ordem superior durante a aula. Faça perguntas desafiadoras, que
coloquem seus alunos para pensar.
A
forma de apresentar essas perguntas é diferente e as respostas podem indicar o
nível de aprendizado dos seus alunos. A pergunta, que deve ser feita de forma
igual para todos os seus alunos, pode ser respondida de formas diferentes por
um aluno avançado e um mais lento.
8) Resuma:
Resuma para aproximar
as lições do fim.
Essa será a sua oportunidade de avaliar a capacidade dos seus alunos de
responder efetivamente as questões essenciais, além de perceber se será
necessário desenvolver melhor essa habilidade.
Os
professores devem procurar maneiras criativas de fazer com que os alunos
respondam a questão essencial do início da aula. A capacidade do aluno de
responder essa questão de forma objetiva é uma maneira de o professor analisar
o nível de aprendizagem do aluno. Esse é o momento em que o professor sabe se
já pode avançar com o conteúdo ou se deve retroceder nas informações passadas.
9) Rigor:
As aulas devem ser rigorosas. As atividades devem
ser desafiadoras e se moverem em um ritmo acelerado. Não dê aos alunos a
oportunidade de ficarem entediados, nem períodos de tempos ociosos. Toda aula
deve trazer uma lição ativa.
Os
professores precisam levar seus alunos para o nível mais alto de conhecimento.
Fique no pé, estabeleça tempo para que as atividades sejam realizadas e
maximize o tempo de aprendizado.
10) Foco no aluno:
Todas as suas lições
devem ser focadas nos alunos, no seu sucesso. Os caminhos pelos
quais os estudantes são instruídos devem deixar isso claro. A tecnologia pode
ser uma aliada nisso, já que proporciona aos alunos habilidades únicas e
relevantes para a aplicação no mundo real. Isso deve ser uma parceria: se você
tem 100% de eficácia no seu plano de ensino, os alunos aprendem.
O
professor deve ser um facilitador do aprendizado e não o doador de todo o
conhecimento. É necessário ensinar os alunos a pensarem de forma crítica ao
longo da vida, essa é a missão do professor.
Fonte:
WSCOM - UFCG