MP apresenta projeto para garantir segurança nos bancos da Paraíba

O projeto foi apresentado aos promotores de Justiça do Sertão, durante o I Encontro Criminal do MPPB, realizado, nesta terça-feira (6), na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A apresentação foi feita pelo promotor Herbert Carvalho, do Gaeco, e pelo promotor Bertrand Asfora, que coordena o evento e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais.

De acordo com Bertrand Asfora, é necessário uma maior participação dos municípios no combate aos crimes ocorridos em bancos. “Para tanto, o projeto pretende impulsionar os municípios a criarem leis municipais que exijam dos bancos mais segurança como câmeras internas e externas de forma a contribuir com a investigação dos casos ocorridos”, disse o coordenador.

“Precisamos apurar como agem as gangues. Isso é um verdadeiro temor social. As gangues chegam nas cidades atirando, assustando a coletividade, fazendo cidadãos reféns. Nossa ideia é ter uma atuação social nessa área”, disse.

Segundo Bertrand Asfora, o projeto vai sugerir aos prefeitos a criação dessa lei municipal e, a partir daí, os promotores poderão expedir recomendações aos bancos para que garantam a segurança do cliente e, se for necessário, mover uma ação civil pública. O promotor informou que João Pessoa já possui uma lei nesse sentido.


Fonte: G1PB