Feira em Tóquio apresenta tecnologia que estará nas ruas nos próximos anos

O carro do futuro não tem chave. Um gesto com a mão e a porta se abre. Embaixo do painel, surgem comandos chamados "joysticks", iguais aos de videogame.

E também vai sumir aquele monte de botões do painel. Para controlar ar-condicionado, rádio, luzes, dois círculos que funcionam como mouse de computador. Ou uma placa de metal sensível ao toque.
São carros inteligentes, que dispensam vários acessórios e equipamentos que usamos atualmente. Tem também carros comandados pelo celular. É só chamar que ele vem. Para trafegar nas ruas, os humanos ainda são necessários. Mas, na hora de voltar para a garagem, ele estaciona sozinho.

Uma das tendências mostradas no Motor Show de Tóquio é a integração do carro com o celular. Um modelo só liga quando o celular do dono é conectado ao painel. E um programa permite ao celular calcular a distância do carro da frente e avisar o motorista quando há risco de colisão.

Os visitantes da exposição podem experimentar uma situação em quem nenhum motorista gostaria de se ver envolvido: um acidente. As novas tecnologias não vão acabar com as colisões e atropelamentos, mas prometem reduzir as mortes no trânsito.

Uma das novidades é o airbag externo. O equipamento infla quando ocorre um choque e foi instalado em partes do carro onde o pedestre geralmente bate a cabeça no caso de um atropelamento. Ele ainda pode se ferir, mas as chances de morrer diminuem.

Uma câmera instalada no painel segue a cabeça do motorista e tem um sistema de reconhecimento de rosto. Pode evitar que o carro seja roubado e também identifica se o motorista está com sono ou bebeu demais. Nesses casos, faz soar um alarme e liga uma luz vermelha, alertando que ele não deve dirigir.
Veja algumas novidades:























Fonte: JN