Ex-governador é condenado a 14 anos de prisão

 
Não! Antes que você se anime, não é no Brasil! Mas, bem que poderia servir de exemplo para “nossa justiça”.

O caso aqui, trata do ex-governador de Illinois Rod Blagojevich foi sentenciado nesta quarta-feira (7) a 14 anos de pena em uma prisão federal por prática de corrupção. Ele era acusado de solicitar empregos e doações eleitorais em troca de benefícios do Estado,  incluindo a tentativa de vender a vaga do Senado que foi deixada por Barack Obama ao ser eleito presidente dos Estados Unidos.

Blagojevich, que completa 55 anos no sábado, terá de cumprir pelo menos 85% da pena, ou cerca de 12 anos. O democrata, destituído do cargo em 2009, pediu misericórdia ao juiz James B. Zagel, dizendo-se "incrivelmente arrependido".

Antes de proferir a sentença, Zagel disse que aceitava as desculpas, mas que elas "vieram tarde demais". O juiz não aceitou a tese da defesa de que Blagojevich teria sido enganado por assessores.

Durante o julgamento, os promotores apresentaram evidências de que Blagojevich teria solicitado 1,5 milhão de dólares em contribuições eleitorais de simpatizantes do deputado Jesse Jackson Jr., em troca de nomeá-lo para o Senado.

Ele também disse que o então governador solicitou um cargo ministerial ou algum emprego bem remunerado em Washington, em troca de indicar ao Senado a preferida de Obama, Valerie Jarrett, hoje assessora da Casa Branca.

Outra condenação decorreu de acusações de extorsão contra os diretores de um hospital infantil e dos hipódromos do Estado.

Quando será que veremos exemplos por aqui?

Fonte: G1