Concurso Policia Federal: Ministra autoriza 1.200 vagas


O Diário Oficial da União de (12/12/11) traz a autorização, por parte da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, da realização do concurso público para o provimento de 1.200 vagas na Policia Federal.


Os cargos de papiloscopista, agente de polícia e escrivão exigem nível superior em qualquer área. Já delegado é preciso nível superior em direito. Para perito criminal será exigido nível superior em áreas específicas a serem definidas pela PF. Os cargos de nível superior exigem ainda carteira de habilitação no mínimo na categoria B.

Os salários são de R$ 7,5 mil para papiloscopista, agente de polícia e escrivão e de R$ 13,3 mil para delegado e perito.

O último concurso da Polícia Federal foi realizado em 2009, para agente e escrivão. O concurso recebeu 114.738 inscrições. O cargo de agente recebeu 63.294 inscrições para 200 vagas (316,47 por vaga); e o de escrivão, 51.444 para 400 vagas (128,61 por vaga).


A informação é de que a comissão do concurso já trabalha na elaboração do edital e na contratação da instituição organizadora. Com isso, a expectativa é que a seleção seja realizada já no início de 2012 e seja organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB).


Fazem parte da seleção a avaliação discursiva, avaliação psicológica, exame médico, exame de aptidão física, prova prática de digitação (apenas escrivão), curso de formação e investigação social.


Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os servidores que ingressarem a partir de agora na PF serão lotados nas fronteiras.

Clique na imagem para visualizar o DOU