DEPRESSÃO (II)

Ressentimentos, conflitos, falta de liberação de perdão, medo, falta de sabedoria e de entendimento da Palavra, tudo acrescenta peso ao nosso fardo. Mas, você pode usar seu momento, solidão e situação, para encontrar coragem em Cristo e fazer a coisa certa. Não deixe que o medo lhe paralise!

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

Na reflexão de ontem, citei que grandes homens e mulheres, registrados na Bíblia, também passaram por momentos de depressão. Observe, na história de cada um, que Deus não os abandonou em nenhum instante. Ele os ajudou a superar todos os momentos difíceis.

Elias, por exemplo, era um profeta de Deus, homem de muita fé e coragem. Ele orava e milagres aconteciam! Mas perdeu seu ânimo. Em dado momento, ele se sentiu sozinho, derrotado, assustado, um fracassado; chegou a ter vontade de morrer (cf 1 Reis 19). Mas, Elias manteve a fé. Da mesma forma que Deus se preocupou e restaurou a saúde de Elias, Deus também se preocupa e quer o melhor para nós. Fique atento a voz dEle, tal como Elias, você vai se reerguer.

Jeremias, foi outro profeta de Deus que passou por momentos de solidão (sentimento de estar completamente sozinho, mesmo em meio a uma multidão). Ele manteve a fé e cumpriu seu proposito com Deus.

O que precisamos entender é que Jesus Cristo é o Único Caminho para curar todas as nossas mazelas, oriundas da própria vida que levamos sem Deus e de um mundo jaz no maligno. Uma vez que nos achegamos a Deus, abrindo a porta de nosso coração e mente, buscando ouvir Sua voz, através da Sua Palavra (Bíblia), Ele nos mostra a Verdade, nos traz ensinos de encorajamento, força, fé e esperança. Quando não aguentamos mais, é seguro fugir para Deus e Ele nos dá descanso e renovo da força. 

Peça forças pra Deus! Ele ouve as suas orações e sempre está pronto para ajudar. 

"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25).


É natural sentir medo, mas você não precisa ser dominado por ele. Deus lhe dá o poder para enfrentar seus medos e viver de forma equilibrada. Encontre força em Deus para superar o medo!

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7).

A vida não é fácil, o próprio Cristo falou que não seria, mas nada é motivo para desistir da fé. Encontre o ânimo na leitura da Palavra de Deus. Deus é maior que suas dificuldades e vai lhe ajudar a superá-las. Ore! pois a oração lhe aproxima cada vez mais de Deus e lhe ajuda a seguir em frente.

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?” (Salmo 56:3-4)

Contudo, lembre-se que nenhum guerreiro luta sozinho. Todo guerreiro pertence a uma tropa; todo cristão deve pertencer a uma igreja, pois juntos são mais fortes! O guerreiro de Deus tem a esperança da recompensa no Céu. Ele encontra forças nessa esperança e se mantém firme em sua fé por amor a Jesus Cristo.

"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).


O sofrimento não dura para sempre! Deus vai lhe ajudar a superar os problemas. Não desista! A vitória vem! Deus vai restaurar a alegria de sua alma. Faça como o Salmista: cante louvores ao Senhor!

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença” (Salmo 42:5).

As dificuldades dessa vida são transitórias, não são eternas. Mas, a alegria no Céu nunca vai acabar! Nunca se esqueça da recompensa, das promessas de Deus para o seu povo.

“...Porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:3-5).

Quem é de Deus serve a Cristo e nunca estará sozinho. Não tenha medo! Jesus lhe entende e nunca vai lhe abandonar. Jesus tem o poder para preencher o vazio do seu coração.

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7).

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!" (Deuteronômio 31:8).

Medite nisso! E que Deus lhe traga paz, entendimento e vontade de viver.